Fazer uma ementa, seja semanal ou mensal é um óptimo ponto de partida para poupar bastante na alimentação e ainda evitar desperdício alimentar. Neste artigo explico especificamente como fazer uma ementa mensal
E porquê ementa mensal, perguntam vocês? As razões são muito simples e passo a explicá-las.
Antes de mais nada quero só deixar aqui uma nota que este método não é certo nem errado, é só aquele que melhor se ajusta à minha realidade.
VANTAGENS DE FAZER EMENTA MENSAL
- só preciso de fazer 1 vez por mês
- tenho logo ali disponível 30 receitas e se não me apetecer comer a que está destinada para aquele dia, posso trocar rapidamente por outra
- aproveito melhor produtos em promoção
- tenho uma visão mais alargada do que comemos e posso fazer escolhas mais variadas e saudáveis
- posso ir adiantando algumas refeições e congelar para depois usar (é só uma questão de ter espaço no congelador)
Como fazer ementa mensal
Escolho primeiro as refeições de fim-de-semana
É aos fins-de-semana que experimento receitas novas, que faço aquelas mais calóricas ou as que levam mais tempo a confecionar. Digamos que são mimos para a família e, por isso, são as primeiras a colocar no papel.
Depois escolho as refeições vegetarianas para um dia certo
Tento que, todas as quintas-feiras ao jantar, a receita não leve peixe nem carne. Escolhi a quinta-feira porque é um dia mais leve de trabalho, o que implica que tenha tempo para, por exemplo, experimentar uma receita nova. Não quer dizer que não faça mais dias assim, mas sei que aquele está estipulado desta forma.
Refeições rápidas para dias mais complicados
Há alguns dias da semana que tenho imenso trabalho e são estes que preencho de seguida. Posso optar por refeições que já tenho congelado ou outras que não demorem muito a fazer. Há inclusivé algumas que até ficam melhores se forem feitas de véspera. Couscous ou quinoa são um bom exemplo.
Listas de refeições e inventários
As listas de refeições mais comuns e os inventários da despensa e congelador estão presentes nas regras anteriores mas é aqui, nesta fase final, que recorro mais a elas. Ajudam bastante porque ao vermos as refeições mais habituais, não temos de estar a pensar no que iremos fazer.
Se precisarem de ideias para receitas, podem ver os meus menus, que vou partilhando todos os meses.
E por aí, costumam planear o vosso menu?
Deixo-vos com um vídeo sobre como planeio a ementa para um mês e outro com tudo o que precisam de saber sobre Meal Prep ou preparação das refeições para a semana. Espero que seja útil.
Acho que é a primeira vez que comento aqui no blog…Gostei muito do novo visual 🙂 e obrigada pelas dicas! Quero começar a fazer o planeamento do menu mensalmente em vez de semanalmente.
deve ser a primeira vez que espreito este blog e gostei…só falta uma coisa…exemplos de refeições 🙂
Boas dicas. O novo formato é muito bonito! Parabéns!
Olá. Fiquei surpresa com o novo visual. Tanto que pensei que estava no blog errado. Mas está com um toque mais suave, mais tranquilo. Gosto muito. Novo visual à parte, obrigada pelas dicas, que como sempre são uma grande ajuda para o nosso dia a dia. Beijinho
Já desisti, não consigo mesmo organizar-me com os menus, por isso, agora quando faço o almoço ou o jantar, tento sempre tê-lo pensado desde o dia anterior (para descongelar carne/peixe se necessário) e faço a mais para congelar. Assim, tenho sempre refeições feitas/congeladas para os dias em que não sei que fazer.