CONSERVA DE MOLHO DE TOMATE E PASTEURIZAÇÃO

 conserva_molho_tomate
Está na altura de fazer a conserva de molho de tomate caseiro.
A primeira razão é que ocupa muito espaço na arca, a segunda é que depois de congelado acabam sempre por ficar bocados grandes agarrados uns aos outros. A segunda (e mais importante) é que não me ajuda a poupar tempo na cozinha. Colocar tomate congelado nos cozinhados significa que ainda tenho que esperar que a água do mesmo evapore.
Posto isto, fazer o molho de tomate antecipadamente e depois conservá-lo em frascos tem sido uma maravilha. E gastei os que fiz o ano passado muito antes de estar a fazer estes.
Escusado será dizer que me fizeram muita falta, principalmente nas pizzas. Foi por isso que este ano decidi fazer ainda mais e alguns deles especialmente para as pizzas. O processo é um pouco demorado mas vale bem a pena quando quisermos fazer uma pizza rápida.

Conserva de molho de tomate caseiro e pasteurização

Ingredientes

  • 4 kg de tomate
  • 2 cebolas
  • 1 cabeça de alhos
  • 3 colheres de sopa de oregãos
  • 1/2 meia chávena de azeite
  • 3 ramos de manjericão (opcional)
  • sal q.b.

Preparação

Façam um refogado com o azeite, a cebola e os alhos. Tirem a pele ao tomate e juntem ao refogado. Deixem ao lume até perder um pouco de água e no final triturem tudo com a varinha mágica.

Para a conserva devem ter os frascos esterilizados (coloco-os entre 2 a 3 minutos no microondas com um pouco de água no fundo e as tampas são fervidas em água durante 5 minutos).

Colocam o molho assim que desligam o fogão. Tudo deve ser feito a quente para que não haja desenvolvimento de bactérias e contaminação.

PASTEURIZAÇÃO

Depois dos frascos bem fechados, devem ser colocados numa panela ao lume, com água até 2/3 dos mesmos.

Quando começar a ferver, esperar uns 15 minutos e depois desligar. Deixar arrefecer assim como está, dentro da panela (costumo deixar durante a noite). Depois é só retirar, limpar e guardar no armário ou despensa. Não precisa de frigorífico até ser aberto.

YouTube player
Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

6 Comments

  1. A esterilização faço igualzinho , fervo tudo agora não sabia era depois dos frasco fechados este irem ao lume por mais 15 minutos e deixar arrefecer. ó depois é que se guardam.
    O que eu costume fazer é depois de fechar bem os frascos depois é vira-los ao contrário para fazer vaco, isso acontece quando as tampas fazem "clic" e a tampa fica ligeiramente em baixo.
    obrigado pela partilha 🙂 quanto á receita os ingredientes são os mesmos e a forma de fazer também e ter o molho feito por nós sem corantes nem conservantes e sempre á mão é outra vida !!! Isto sim é qualidade vida, dá trabalho mas vale a pena !!! Beijinhos , Bilocas 🙂 acasadabilocas.blogspot.pt/

  2. Engraçado, hoje depois de congelar uns 20kg de tomate pensei, tenho de ir à net descobrir como se faz molho ou polpa de tomate… coincidência ao chegar ao teu blog,( que costumo ler todas as semanas, mas quase nunca comento ) e era a receita que tinhas. Já sei o que fazer aos próximos tomates. Obrigada pela dica 🙂

  3. Faço tal e qual como tu. Aliás, tinha já um post preparado para publicar sobre o assunto, mas agora já não sei se o faça 😛
    Beijinhos

  4. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Luarte, faz sim. Manda isso cá para fora. Não temos os mesmos leitores, com certeza e há sempre alguém que aprende alguma coisa. Não te acanhes 😉

    Bjs
    p.s.mais logo já vou comentar os teus posts sobre a Henna. Que grande ajuda me deste, nem sabes.

  5. Dei hoje de caras com algo que andava à procura. Bem-haja. Uma pergunta, usa os tomates inteiros?
    Obrigada pela partilha, Lurdes

  6. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Olá Lurdes.

    Ainda bem que a minha partilha ajudou 🙂

    Respondendo à sua pergunta, eu uso tomate sem a pele. De resto vai tudo, sementes incluídas.

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *