Croissants caseiros, muito fáceis de fazer? Temos!
Estes croissants caseiros partilhados pela Joana no seu blog ficaram-me debaixo de olho. Guardei logo a receita porque os ingredientes eram bastante simples e achei que até eram fáceis de fazer.
Pus mãos à obra e devo dizer que estou rendida. Os croissants ficam realmente muito bons. Tal como a Joana alterou a receita original, também eu fiz as minhas alterações. Basicamente na quantidade de açúcar e manteiga utilizados. Fica a receita com as quantidades que usei.
Esta foi a segunda vez que fiz e correu sempre bem. Já está planeado fazer para a festa do Tiago e também para ele levar para o lanche da escola porque é algo que posso fazer com antecedência.
Hoje fiz um lanchinho para uns amiguinhos do Tiago e a criançada adorou os croissants. Portanto, receita vencedora já escrita nestes cadernos.
Croissants caseiros muito fáceis de fazer
Ingredientes (receita adaptada daqui)
550gr de farinha
1 saqueta de levedura seca (usei Fermipan)
125gr de leite
125gr de iogurte natural
60g açúcar
raspa de 1 limão (usei um grande)
1/2 colher de chá de sal
2 ovos médios
70g de manteiga (usei menos porque me sobrou bastante na primeira vez)
1 gema misturada com um pouco de leite morno para pincelar
Aqueça o leite até ficar morno e junte-lhe o fermento. Misture bem e reserve.
Numa taça coloque a farinha e o açúcar. Misture bem. Abra um buraco no meio e junte o iogurte, as raspas, o sal, os ovos e a mistura do leite com o fermento. Amasse bem até formar uma bola de massa lisa (fui acrescentando um pouco de farinha porque a massa colava-se muito às mãos).
Divida a massa em 8 bolinhas de tamanho igual. Estique a primeira com o rolo da massa de modo a ficar com cerca de 22cm de diâmetro. Pincele com a manteiga derretida. Estique outra bolinha e coloque por cima da anterior.
Volte a pincelar com a manteiga. Repita o processo até terminar as bolinhas. A última não é necessário pincelar.
Estique novamente com o rolo da massa os rodelas da massa sobrepostas, de modo a formar uma “rodela” de massa única e maior e corte-a depois em 16 triângulos e enrole cuidadosamente, de fora para dentro, para formar
o croissant.
o croissant.
Coloque-os depois em tabuleiros forrados com papel vegetal, bem afastados porque crescem muito, e deixe a levedar num sítio morno por cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo, pincele os croissants com a gema batida com o leite.
Leve depois os croissants ao forno, previamente aquecido a 200ºC, durante
cerca de 15 minutos ou até estarem dourados.
cerca de 15 minutos ou até estarem dourados.
Artigo que poderá interessar
Ideias de lanches para os miúdos e uma receita [em VÍDEO] de granola com cereais puff
Anabela eu não devia ter vindo aqui espreitar antes de ir almoçar!!!!
Claro que fiquei cheia de vontade de dar já umas dentadas nestes apetitosos croissants!! Muito muito obrigada pela partilha desta receita!
Beijinho e boa semana!
De nada Catarina. Olha que são bem bons. Ainda hoje de manhã comi um.
Olá Anabela, não sou nada de receitas pois os meus dotes para a cozinha são nulos, mas vou experimentar estes croissants. De vez em quando sabe bem, acabadinhos de sair do forno, com leite ou café. Beijinho
Olá Anabela, vi alguns comentários no blog da Joana que no dia a seguir ficavam muito rijos, fiz uma fornada ontem e realmente hoje de manhã estavam bastantes rijos. Não consegui ver no blog da Joana qualquer resposta ao comentário sobre esta situação. Por acaso não aconteceu o mesmo com os seus? A farinha é com ferment ou sem? Obrigada pela ajuda. As suas fotos são lindas 🙂
Olá Vânia. Por aqui o que faço é congelá-los assim que estão frios. Mas desta última fornada, deixei dois para o meu pequeno-almoço. Ficaram toda a noite em cima da mesa. É claro que não ficam tão fofinhos como quando saem do forno mas também não ficaram rijos. Apenas um pouco mais secos, só isso. Não notei assim uma diferença enorme. Recomendo que congele e vá tirando à medida que necessita. Assim, ficam sempre fofinhos.
Espero ter ajudado. Bjs
Ah e obrigada pelas palavras.