Mistura caseira anti-piolhos [e uma spray de prevenção]

mistura_caseira_para_eliminar_piolhos_e_spray_de_prevenção

O Tiago até à data presente, teve piolhos uma vez. Mas digo-vos que essa vez valeu por três ou quatro. Tudo porque a educadora dele na altura achou que não era preciso avisar que havia um surto de piolhos na escola. Ora, quando dei conta que ele os tinha (coçava-se imenso) já as lêndeas tinham eclodido e a cabeça dele estava cheia destes bichos minúsculos. Para piorar a coisa, os piolhos têm a mesma cor do cabelo dele. Estão a ver o meu desespero, certo? E foi por desespero que experimentei esta mistura que partilho hoje (o spray de prevenção já usava de vez em quando). 

Na verdade, não há garantias que mate os piolhos mas garanto que se torna mais fácil tirá-los e há menos probabilidades de haver uma recaída (o que implica não ter de usar tantas vezes o champô comercial, que danifica o couro cabeludo). Eu, que pensava que já tinha tirado tudo da cabeça dele (e atenção que, sendo rapaz, o cabelo curto torna tudo mais fácil), depois de aplicar a emulsão é que a vi a carrada que ainda lá estava. 
A mistura que fazem é esta:
– 1 medida de azeite
– 1/4 medida de vinagre de sidra
– algumas gotas de óleo essencial de alfazema 
NOTA: devem verificar se não há alergia a este óleo essencial, colocando um pouco nas costas da mão. Se não ficar vermelho após algum tempo, então poderão usar na cabeça.
Misturam muito bem e aplicam na cabeça da criança. Deixam estar uns 5 minutos com a cabeça enrolada numa toalha, por exemplo. Não devem deixar muito tempo devido ao vinagre.
Depois com um pente fino, passam pelo cabelo todo, de forma a retirar todos os piolhos e lêndeas. Não pode mesmo ficar nada. Vejam o cabelo várias vezes. 
Depois lavam normalmente. Aqui poderão usar o champô de farmácia, para garantir que não fica nenhuma lêndea viva ou o champô normal se acharem que a cabeça ficou mesmo limpa. 
Agora explico a razão dos três ingredientes. O azeite ajuda a que eles fiquem no sítio e comecem a asfixiar, o vinagre ajuda a quebrar a espécie de cola que os piolhos e as lêndeas têm e torna mais fácil (e menos doloroso) retirá-las; e o óleo essencial de alfazema porque também os asfixia, já que os piolhos não gostam de cheiros fortes. Outros óleos que poderão usar são o de jasmim, laranja, tangerina, ylang-ylang, eucalipto, alecrim ou gerânio.
spray_anti_piolhos_prevenção

Para o spray de prevenção, colocam num frasco de spray pequeno (como na imagem) uma mistura de 1 parte de vinagre de sidra para umas 6 de água. Juntam umas 5 a 10 gotas de óleo essencial de alfazema e borrifam o cabelo com esta mistura depois de cada lavagem. Atenção, que NÃO é para enxaguar. Deixam o cabelo secar normalmente com esta mistura. O cheiro a vinagre desaparece quando o cabelo estiver seco.  Curiosamente, foi quando estive sem usar esta mistura no Tiago (tinha acabado e por preguiça, não fiz mais) que ele apanhou piolhos.

spray_anti_piolhos_prevenção

Outra precaução que devem ter é verificar se há partilha de chapéus na escola. Por exemplo, uma queixa que se fez na escola do Tiago, foi a de misturarem os chapéus dos miúdos todos numa caixa. Assim não há champô nem emulsão que valha porque os piolhos até fazem uma festa!

Espero que esta receita vos ajude, se estiverem desesperados!
Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

8 Comments

  1. É um facto, os piolhos odeiam cheiros fortes e é por isso que as miúdas vão todos os dias para a escola com perfume no cabelo. Desconhecia que o vinagre de cidra era eficaz mas elas abominam o cheiro, acho que vou continuar com o perfume.

  2. Muito obrigada pela dica…infelizmente tenho vivido esse problema com alguma frequência, e vou experimentar com certeza…só uma dúvida…onde se compra esse óleo essencial? Obrigada

  3. Desconhecia estas receitas! Só é pena o vinagre ter um cheiro tão desagradável…

  4. Anabela (Aproveitar a Vida)

    O que na realidade é mesmo eficaz é o cheiro do óleo essencial, já que o cheiro do vinagre passa quando o cabelo seca.

  5. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Compro o óleo essencial em lojas de produtos naturais. Tem o Círculo Bio (online) ou as lojas Celeiro (loja física).
    Bjs

  6. Anabela (Aproveitar a Vida)

    O cheiro do vinagre passa quando o cabelo seca. Não deve ser impeditivo de experimentar.

  7. Também pode ser usado sobre o cabelo seco?

  8. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Olá Margarida. Poder, pode, o problema é que o cabelo ficará húmido e com algum cheiro a vinagre até este secar. Por isso é que é preferível fazer após o banho e esperar que o cabelo seque em casa.
    Em caso de solução de emergência, pode sempre aplicar uma gota ou duas (não mais do que isso) de óleo essencial de alfazema e esfregar no cabela seco.

    Espero ter ajudado.

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *