A ementa e preparação que vos trago esta semana tem uma foto mais composta.
O propósito não é mostra-vos que sou a super mulher e que faço imensas coisas num domingo de manhã.
As fotos servem para mostrar o poder de fazer um menu ou ementa semanal e também para dar algumas dicas preciosas para quem não tem pachorra nenhuma para fazer refeições para a semana (mas sente que precisa de gerir melhor o tempo).
Primeiro que tudo, nunca é demais lembrar que, por trás daquilo que vemos nas redes sociais, há sempre uma vida real, que não é assim tão perfeita como se mostra.
Nem sempre tenho vontade de fazer tudo isto para ter uma semana mais descansada. Já aconteceu (e acontece) tomar o pequeno-almoço no sofá e depois ficar por lá, sem mexer uma palha até à hora do almoço.
E se calhar nesses momentos, estão alguns de vocês na cozinha a preparar tudo direitinho. A realidade é isto. Temos momentos em que fazemos tudo e outros em que a preguiça fala mais alto. E não há problema nenhum com isso.
Aliás, decidi passar a fazer estas ementas mais detalhadas primeiro que tudo para me motivar a fazer sempre alguma coisa com antecedência. E tem sido muito positivo porque ganho um tranquilidade não só para mim mas para o resto da família.
Também é preciso dizer que muitas vezes preparar uma semana não significa fazer várias refeições com antecedência, basta simplesmente adiantar algumas tarefas que reduzem o tempo de preparação da comida, no dia específico.
E que podem ir fazendo uma ou outra coisa, que leva 5 minutos a preparar, antes da manhã em que normalmente deixam tudo orientado. Esta semana foi assim para mim.
A alface, o tomate, as uvas, o abacaxi e os cogumelos foram cinco alimentos que lavei e preparei no sábado, enquanto o jantar estava a cozinhar. Ainda aproveitei a casca do abacaxi para fazer a bebida para o almoço de domingo. Depois é que fiz tudo o resto. Fica o menu e a preparação. No final do post podem ler as tais dicas que falei acima e que ajudam a poupar algum tempo mesmo sem fazerem preparação nenhuma.
Ementa e preparação da semana #2
2ª feira – Esparguete do mar
3ª feira – Frango com arroz fingido de couve-flor, brócolos e cenoura
4ª feira – Almôndegas com arroz e salada
5ª feira – Salada de grão com millet e queijo feta
6ª feira – Polvo à Lagareiro
MEAL PREP
Comecei por colocar no forno um frango, que temperei com sal, alho, limão e azeite. Optei por fazer o frango inteiro porque parte dele foi para congelar e usar noutras refeições e o que sobrou do almoço de Domingo, usei em duas refeições da semana, uma num almoço e outra no jantar de terça.
Deixei-o cozinhar durante 3 horas, a uma temperatura baixa (120ºC a 150ºC). Enquanto isso, descasquei e cortei vegetais e legumes para a sopa. Fiz uma base de abóbora porque tinha imensa para gastar. Leiam no menu anterior como faço para me organizar em relação às sopas. Esta semana fiz uma com acelgas e outra com couve-coração.
Enquanto a sopa cozinhava, preparei o arroz fingido. Triturei meia couve-flor com uma cenoura grande, 1/4 de pimento amarelo e um bocadinho de brócolos. Juntei um dente de alho, uma cebola roxa pequenina e um raminho de coentros.
Salteei depois o preparado numa frigideira com um pouco de azeite. Temperei com sal e pimenta. Eu gostei muito do resultado e esta foi uma tentativa para variar um pouco os acompanhamentos e adicionar mais vegetais às refeições.
O resto do pessoal comeu mas não como se fosse uma pizza cheia de queijo, se é que me entendem.
Feito isto, dediquei-me a preparar o molho de tomate para as almôndegas. Aproveitei umas beringelas que tinha no frigorífico para enriquecer o molho (como trituro o molho, ninguém dá por nada) e comecei por salteá-las com cebola e alho, num pouco de azeite. Quando ficaram moles, juntei o tomate e temperei com sal e oregãos. Depois de tudo triturado, juntei um pouco de mel para cortar a acidez do tomate.
Próximo passo, maionese de alho e coentros, para juntar a uma salada russa (comemos num almoço). A diferença é que deixei de usar óleo e passei a usar azeite.
Receita de maionese caseira
Falta apenas tratar do crepes de espinafres porque ainda tinha um resto no frigorífico e que precisavam mesmo de ser usados. Usei esta receita mas com algumas adaptações. Usei farinha de trigo sarraceno e em vez de leite usei soro de iogurte. Ficaram óptimos.
O recheio foi depois feito no dia, com alface, tomate cereja, frango, millet e queijo-creme. Uma delícia.
Para terminar, preparei umas maçãs reinetas para irem ao forno, assim que o frango estivesse pronto.
Ainda fiz umas bolachinhas de coco (não partilho a receita porque foi tudo a olho e já não me lembro) e no final disto tudo ir ao forno, usei o calor residual para deixar iogurtes a fazer.
Durante a noite de domingo, ainda deixei millet de molho, que cozinhei na manhã de segunda-feira. Utilizo-o para variadas situações, desde batidos a acompanhamentos e até sobremesas.
Foi isto que andei a preparar a semana passada. Para as pessoas que não tem paciência para estas coisas mas que, ainda assim, precisam de se organizar melhor, deixo algumas sugestões que ajudam a poupar imenso tempo.
DICAS PARA FACILITAR A PREPARAÇÃO DA SEMANA
– lavar fruta e legumes assim que são comprados
– cortem cebola e congelem
– piquem alho e deixem em azeite
– preparem molho para saladas (num frasco pequeno junto sal, azeite e vinagre)
– tenham alguma mistura de vegetais no congelador (salvam-me em tantas situações)
– cozinhem a mais para poderem ir tendo algumas refeições congeladas (para a semana irão ver o poder desta dica)
Espero que vos ajude e que tenham uma excelente semana. Qualquer dúvida ou sugestão, já sabem, usem a caixinha dos comentários.
Eu adoro sempre as tuas sugestões e dicas. Eu esta semana ainda não irei fazer ementa, porque estaremos de férias. Embora a minha filhota já esteja na escola. Mas 6ªf que vem, irei sentar-me e colocarei a ementa em prática. Faz-me falta! A única coisa que mantenho mesmo em férias, são os inventários. Tenho falado neles no blog. beijinhos
saboresdoninho.blogspot.pt/
Olá Cláudia.
Obrigada pelo carinho. Realmente preparar a semana faz muita diferença e ter inventário feito é meio caminho para pouparmos uma boa quantia na carteira.
Bjs