A ementa e preparação desta semana pode ser resumida em três palavras, aproveitamento, poupança e descanso. Acho esta combinação perfeita, não vos parece?
E a razão de conseguir juntar estas palavras na organização da semana é simplesmente porque colho agora os benefícios de tudo o que fui preparando com antecedência. Ah, e junta-se também a necessidade urgente de descongelar a arca e o congelador do frigorífico.
Não fiz grande coisa este domingo.
Preparei uma boa quantidade de sopa de abóbora, um puré (feito com batata doce e um resto de millet que tinha feito na semana anterior).
Lavei e descasquei vegetais e frutas, fiz umas bolachas de cacau deliciosas e um bolo de limão. A preguiça foi tanta que nem iogurtes fiz.
Comprei um daqueles baldes de iogurte grego light do LIDL e iogurtes naturais bio do Jumbo.
Portanto, esta semana coloco a ementa e preparação de forma um pouco diferente.
Mostro-vos como, a partir do inventário, conseguem descobrir refeições deliciosas e, das duas uma, ou nem precisam de ir ao supermercado ou então vão lá apenas para comprar um ou outro ingrediente que falta.
Esta semana acrescento também as refeições que fiz para o almoço e as que tenho planeadas para o fim-de-semana.
E o melhor de tudo é que, ao terem refeições congeladas (que resultaram de terem cozinhado a dobrar certas receitas), vão conseguir colocar na mesa um almoço ou jantar saudável, a horas decentes, sem passarem tempos infinitos na cozinha.

Inventário

 – Bacalhau com natas (a minha mãe tinha feito uma quantidade industrial…)
 – Empadão de peixe (aquele que congelei aqui)
 – 1 caixa de carne picada com legumes (1 refeição)
 – 1 sopa
 – 1 caixa de frango desfiado (daquele que fiz no forno nesta semana)
 – 1 polvo
 – Bolinhos de peixe (dão para 1 refeição)
 – Bifes de perú (dão para 2 refeições)
 – 1 saco com bifes de frango já temperados (para 1 refeição)
carne temperada para congelar
– Hamburgueres caseiros (2 refeições)
 – Almôndegas caseiras (2 refeições)
 – 1 bife de vaca
 – Um resto de camarões
 – 1 linguiça
 – Cubinhos de bacon (1 refeição)
 – Mistura de cenoura, milho e ervilhas
 – Ervilhas
 – Couve coração
 – Brócolos
 – Alho francês
 – Abóbora
 – Courgette
 – Cenoura (inteira e ralada)
 – Bolas de pão
 – Queijo ralado
 – 4 tortilhas
Na despensa tinha arroz, massa espiral integral (que comprei em promoção), esparguete, millet, couscous, feijão vermelho e feijão azuki, grão, um frasco de pickles, duas latas de atum ao natural, duas embalagens de natas e farinha T65 integral.
Não está muito composta precisamente porque ando a fazer refeições com base no que ainda tenho para gastar (a tal poupança) e vou usando primeiro o que tenho em casa.

No frigorífico tenho sempre ovos e tinha ainda queijo, queijo-creme, presunto, 1 embalagem de cogumelos, pimentos (da horta do papá), azeitonas, abacate, alface, tomate, cenouras e um resto de massa filo.

preparar refeições para congelar

Ementa e preparação da semana #3

Para os almoços

 2ª feira – Sopa com quesadilhas (as tortilhas descongelei aquecendo na frigideira e depois recheei com um bife de peru grelhado previamente, milho, pimento, cebola, azeitona e queijo)
 3ª feira – Hamburguer no pão e sopa (uso sempre alface, tomate, abacate e queijo)
 4ª feira – Ervilhas com ovos escalfados
 5ª feira – Esparguete ao alhinho com atum e o resto dos camarões.
 6ª feira – Bife de vaca grelhado com brócolos ao vapor para mim e bife de perú com arroz de cenoura para o maridão.
 sábado – Crepes chineses com molho agridoce (vou usar couve coração, cenoura, ervilhas e o frango desfiado)
 domingo – Salada de polvo com batatas
preparar almôndegas para congelar

Para os jantares

 2ª feira – Massa integral e a carne picada com legumes (só tive que cozer a massa)
 3ª feira – Bolinhos de peixe com o puré (só tive que cozinhar os bolinhos na frigideira, o puré já tinha feito no domingo)
 4ª feira –  Bacalhau com natas (foi só meter no forno)
 5ª feira – Quiche de alho francês (usei esta receita mas deixei de usar massa na base)
 6ª feira – Bifes de frango com arroz de cenoura (os bifes é só colocar na frigideira porque já está tudo temperado e o arroz faz-se num instante porque tenho cenoura ralada congelada)
 sábado – Pizza fechada (vou gastar a linguiça, o pimento e o resto do cogumelos que não usei na quiche)

domingo – Empadão de peixe (é só meter no forno, o que me ajuda a libertar tempo para preparar a semana)

E foi assim que fiz a ementa e preparação desta semana. Por aí, como foi? Contem-me tudo.

YouTube player

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia

FACEBOOK | PINTEREST | INSTAGRAM

Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

8 Comments

  1. Se há coisa que tenho sempre actualizado em casa, são os inventários. Não tenho tido necessidade de congelar refeições. Mas, começo a sentir essa necessidade. Na semana que vem, irei tentar organizar-me neste aspecto. Que belas dicas, como sempre. beijinhos

    saboresdoninho.blogspot.pt/

  2. Fascínio pelos Pontos

    Olá Anabela,
    Pois eu ando numa de fazer a ementa da semana, mas tenho falhado. Gosto e já tive a experiência que só de saber o que vou fazer com antecedência já é bom, mas ainda não consegui de orientar para fazer sempre, mas é uma coisa que quero impor lá e casa, porque ajuda imenso. Adiantar refeições, quando tenho um tempo extra, tento, ou então cozinhar o dobro e depois congelar também resulta muito bem 🙂
    Obrigada pelas dicas e por estar partilhas, são sempre muito úteis 🙂
    Beijinhos e boa semana 🙂

  3. Olá,

    Como tenho uma filhota com 9 anos o "menu" é decidido entre as duas, ela almoça na escola pelo que ao almoço só para nós acaba por ser +- uma repetição do jantar + uma salada/legumes.
    – 2 º Carne grelhada vaca com arroz branco e legumes salteados – a carne já estava temperada – grelhar -arroz em 10 minutos e mistura de vegetais para saltear.
    – 3 ª perna de peru no forno com batatas e salada- perna temperada no frigorífico desde domingo e batata descascadas enquanto a carne grelhava na 2ª + espargado de nabiças que foram cortadas e cozidas e congeladas no domingo para 3 x.
    – 4ª esparguete/courgete espiralizada com salcichas – verdadeiras grelhadas- (esparquete devo fazer na 3ª feira e guardar.)
    -5 ª feira bacalhau à bras + salada – espero conseguir adiantar cebola picada / alho durante a semana.
    – 6 ª hambúrguer no pão/ e salada.hamburguer foi preparado numa semana anterior e congelado (comprei carne moldei e congelei)
    O que tem ajudado:
    – ao fazer a ementa, consigo visualizar o que é preciso fazer e adiantar algumas tarefas, descascar legumes, picar cebola, temperar, descongelara tempo e horas… Para além de evitar a pergunta sacramental: O que é o jantar ?

  4. Ando numa de gastar o que tenho na arca, para reiniciar os inventários.
    Ainda não faço ementas, mas ontem temperei a carne para hoje, a ver se hoje deixo o peixe a descongelar para amanhã… pequenas mudanças mas que ajudam!

  5. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Obrigada Cláudia.
    Pois, depende sempre da rotina de cada um e do tempo e dinheiro que se dispõe para a alimentação. Estas dicas e truques que partilho são os que funcionam para mim. Cada um deve depois adaptar ao seu dia-a-dia. Pelo menos é o que faço quando encontro dicas partilhadas noutros sites.
    Bjs

  6. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Olá Sandra.
    A melhor dica que falaste é a de ir sempre cozinhando a dobrar e congelar. E isto aplica-se até mesmo em situações em que não estamos a cozinhar. Por exemplo, quando preciso de cortar cebola para congelar, não a corto de propósito. Faço-o quando estou a preparar uma refeição que leve cebola no início.
    E não é preciso agradecer. partilho as dicas com muito gosto.
    Bjs

  7. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Isabel,que comentário espectacular. Tão bom perceber o quanto estas dicas são preciosas e ajudam tantas pessoas. Gostei particularmente do último traço.
    Bjs

  8. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Sim, fazer alguma coisa, mesmo que pouca, já é uma grande ajuda. É preciso começar por algum lado. Um detalhe aqui e outro acollá muitas vezes é o empurrão necessário para mudanças maiores.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *