Precisam de ideias de lanches para a escola? Pois aqui fica uma lista com imensas opções, muitas delas já experimentadas com o meu filho.
É claro que umas são mais saudáveis que outras mas podem sempre fazer versões caseiras. Não só controlam os ingredientes e as quantidades como podem ainda enriquecer nutricionalmente.
Como extra trago-vos a receita da nossa granola caseira [em vídeo], feita com cereais puff. Uma excelente alternativa aos pseudo cereais excessivamente açucarados, que se vendem nos supermercados. Seguem então as sugestões.
Ideias de lanches para a escola
PÃO
O mais habitual de todos e aquele que mais vezes mando ao Tiago. Tento que seja pão de mistura ou de centeio e vou variando o recheio.
Deixo algumas ideias de lanches fora do habitual de queijo ou fiambre:
- manteiga de amendoim com banana
- manteiga de amendoim com compota
- nutella caseira
- queijo-creme caseiro (e feito a partir de iogurte)
- queijo-creme e fiambre
- queijo-creme e abacate
- queijo fresco ou requeijão
- hummus e alface
- compotas
FRUTA
O ideal é que a fruta seja enviada sem ser cortada, para não perder nutrientes, por isso maçã, pêra ou banana são boas opções.
O kiwi, por exemplo, pode ser apenas partido ao meio e comido com uma colher, os morangos podem ser enviados com o pé. Mirtilos ou uvas também são uma boa opção e os miúdos adoram.
VEGETAIS
Palitos de cenoura ou pepino com queijo-creme ou hummus fez um sucesso com o Tiago (tenho uma caixinha pequena onde coloco o queijo-creme à parte).
Também podem juntar numa caixinha tomate cherry com bolinhas de mozzarella.
PANQUECAS
Geralmente incluo fruta na massa das panquecas (maçã, framboesas, mirtilos ou banana) e raspas de limão ou laranja, para que fiquem mais saborosas.
Uso muitas vezes farinha de espelta ou de trigo integral. Depois costumo variar entre minipanquecas ou então duas panquecas grandes, mais fininhas para fazer uma espécie de sanduiche com compota ou nutella caseira.
Aqui podem ver uma receita de panquecas sem ovos
ROLINHOS DE CREPES
Faço uma receita de crepes simples, barro com a nutella caseira, compota ou mel e canela. Enrolo num tubo e corto em várias tiras. O Tiago adora.
WRAPS
Esta opção é excelente para levarem em passeios mas também vale como lanche para a escola.
No primeiro caso, como serve de almoço, faço um recheio mais composto com atum, salmão, pescada ou frango (um destes), arroz, feijão, alface, tomate, abacate e queijo-creme.
Na segunda opção convém que seja mais leve mas podem sempre incluir alface com queijo ou fiambre.
BOLACHAS E BISCOITOS CASEIROS
Há um sem número de receitas saudáveis por essa internet fora. É uma questão de escolherem uma da vossa preferência.
As que faço são muitas vezes a olhómetro, seguindo algumas regras simples como não usar farinhas refinadas (opto por trigo integral, farinha de espelta ou outras similares).
Incluo quase sempre aveia, opto por adoçantes como o mel, coco ralado ou banana, se uso cacau é sempre puro e o chocolate é sempre do de 70%.
Se usar açúcar, é sempre do mascavado. Deixo uma receita que fiz há algum tempo e que fez sucesso.
BOLOS OU MUFFINS CASEIROS
Se repararem, sempre que falo de ideias de lanches doces, refiro que devem ser caseiras. As versões comerciais estão muito longe de serem saudáveis, não só por terem mil e uma variações de açúcar e gordura mas também por incluirem demasiados aditivos químicos.
Assim deixo-vos algumas receitas já partilhadas no blog.
- Queques rápidos de cenoura e iogurte
- Muffins deliciosos sem açúcar
- Bolo de batata doce
- Bolo de banana com farinha de trigo integral
- Bolo de maçã com farinha de aveia e sem açúcar
CROISSANTS CASEIROS
FRUTOS SECOS E SEMENTES
O Tiago gosta muito, principalmente nozes, por isso volta e meia mando uma caixinha pequena com nozes, amêndoas, sementes de abóbora e passas, ameixas ou alperces secos (sem adição de xarope de açúcar).
GRANOLA CASEIRA COM CEREAIS PUFF
E aqui está a receita da granola que fazemos cá em casa. O Tiago gosta muito. Já experimentei uma de chocolate, adicionando cacau puro mas esta versão do vídeo é a nossa preferida.
Junto ao iogurte que tenho comido todas as manhãs e o Tiago já comeu com leite. Para a escola envio numa caixinha à parte e ele pode depois juntar ao iogurte se quiser, ou então consumir mesmo assim, sem nada. Fica o vídeo com o passo-a-passo.
IOGURTES
Fazemos iogurtes caseiros muitas vezes mas também compramos os comerciais. Hoje em dia há opções bastante saudáveis, é uma questão de sabermos escolher.
Quanto compro, opto pelos biológicos e com a menor quantidade de ingredientes possível. Afinal, iogurtes simples só levam leite e fermentos lácteos.
Se quiserem experimentar fazer em casa, deixo-vos o link para experimentarem algumas receitas bem deliciosas.
- Forma simples para fazer iogurtes caseiros
- Iogurtes caseiros líquidos
- Iogurtes de limão
- Iogurte grego caseiro
BATIDOS
Idealmente, os batidos devem ser consumidos assim que são feitos, para não perderem propriedades.
Faço-os para o pequeno-almoço do Tiago e só envio para a escola em casos pontuais.
Uso papas de aveia ou de millet para os engrossar (feitas com antecedência), junto uma ou duas peças de fruta e adiciono sempre um pouco de sumo de limão.
Não só ajuda a enaltecer o sabor da fruta como também atrasa um pouco a oxidação.
Aqui têm imensas receitas dos batidos que já fiz
BARRAS DE CEREAIS
Não sou muito boa a fazer barras de cereais, pelo que simplifico fazendo a granola que vos expliquei acima. Mas se fizerem uma pesquisa, irão encontrar muitas receitas saudáveis e de agrado ao palato dos miúdos .
Há várias opções comerciais que não são más mas preciso é ler bem os ingredientes.
Recentemente partilhei, na página de facebook, um artigo com o título “O açúcar escondido nos alimentos”. Vale a pena lerem para perceberem que o que parece saudável pode muitas vezes não o ser.
PAPAS OU PUDINS
O famoso pudim de chia poderá ser um lanche bem saúdavel. Aqui em casa não utilizamos porque não nos damos muito bem com essa semente mas pode ser uma opção bem interessante e diferente para os miúdos comerem.
Como não uso chia, faço papa de millet, aveia ou maizena, com fruta e mel, para dar cor e sabor.
Trituro as duas primeiras muito bem para ficar cremoso e coloco em frascos no frigorífico. Podem depois colocar fruta fresca e um pouco da granola em cima. Quase parece uma sobremesa.
E são estas as opções de lanches para a escola que vos deixo. Têm outras? Partilhem nos comentários.