MEAL PREP é um tema recorrente aqui do blog. Isto porque para mim é o que se pode chamar um salva vidas.
Antes de mais nada, quero lembrar que sou humana e que nem sempre me apetece preparar a semana e de facto, nem sempre o faço. Mas o que vos posso garantir é que quando isso acontece, a minha semana acaba por ser mais caótica.
Por isso consigo perceber bem a importância de fazer alguma MEAL PREP, que não tem necessariamente a ver com passar 2 a 3 horas numa cozinha para ter uma série de refeições já prontas.
Assim sendo, decidi escrever este artigo mais completo com imensas dicas e truques para vos facilitar a preparação das refeições da semana.
Além disso quero também mostrar-vos em vídeo como faço a minha. Espero que vos seja útil e que vos inspire para começarem a preparar as vossas refeições da semana ou a facilitar se já o fazem.
ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: Menu e Meal Prep da semana [e o que faço a cada mês]
Antes de começar a explicar as dicas, quero só dizer-vos que no início de cada mês publico no meu perfil do Instagram o meu menu mensal. Sim, leram bem, faço menu mensal.
Para que percebam melhor como faço o menu e as razões de o fazer, sugiro a leitura deste artigo.
MEAL PREP | Dicas e truques para facilitar
1 – FAÇAM MENU E INVENTÁRIO
Quando faço o meu menu mensal, faço também o inventário antes de escolher as refeições para o mês. As vantagens são inúmeras:
- reduzem o desperdício alimentar
- poupo bastante porque posso escolher as receitas de acordo com as promoções do momento
- organizo melhor a ordem de tarefas na preparação da semana (por exemplo, começo sempre por colocar sopa a fazer e caso haja alguma refeição de forno)
2 – RARAMENTE FAÇO A REFEIÇÃO NA TOTALIDADE
Eliminem a ideia de que fazer meal prep significa deixar várias refeições totalmente prontas. Raramente faço isso porque acaba por me limitar e deixo de ter margem de manobra para alterar aquilo que estava destinado comermos, se não nos apetecer. (Vejam os exemplos que dou no vídeo)
3 – PRÉ-COZINHEM ACOMPANHAMENTOS SEM TEMPEROS
Isto permite que possam usar o acompanhamento na refeição a que está destinado ou mudar caso vos apeteça algo diferente. Além disso posso fazer a mais e usar em várias refeições. Muitas vezes a refeição do almoço de sexta-feira é um aproveitamento de restinhos disto e daquilo. Ou faço um wrap, uma omelete ou até uma sandes que com uma sopa deixa a refeição despachada.
4 – USEM O MÁXIMO DE UTENSÍLIOS E PEQUENOS ELETRODOMÉSTICOS
Ponham os eletrodomésticos a trabalhar para vocês. Panela de slowcooker, panela de pressão, forno, robot de cozinha e liquificadora são os que eu uso frequentemente. Sei que para muitos a Bimby é uma grande ajuda. Então usem porque vai poupar imenso tempo.
5 – FAÇAM RECEITAS A DOBRAR E CONGELEM
Faço isto muitas vezes, não necessariamente sempre na meal prep mas nalguma refeição que faça durante a semana. Por exemplo, se fizer massa de pizza, lasanha ou empadão é certo que a dose será sempre a dobrar. Com a leguminosas cozo o pacote todo e depois divido em doses e congelo. Por vezes também acontece fazer dose extra numa receita na preparação da semana e depois comermos duas vezes na semana (por aqui não nos importamos).
ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: Sugestões de receitas para congelar
6 – ESCOLHAM RECEITAS COM INGREDIENTES EM COMUM
7 – CORTE OS INGREDIENTES BASE PRIMEIRO
DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
8 – NÃO PRECISAM DE LEVAR TODA A LOIÇA ENTRE RECEITAS
Isto poderá chocar alguns mas nem sempre lavo toda a loiça entre a confeção das receitas. Por exemplo, a frigideira onde salteei legumes pode ser usada para iniciar uma refeição de carne ou peixe ou a panela onde cozi massa pode ser usada para depois cozer esparguete ou arroz. Poupam tempo e água e evitam uma cozinha caótica.
9 – ARRUMEM À MEDIDA QUE USAM OS INGREDIENTES
Uma dica tão simples e que é muitas vezes desvalorizada. Não a aplicarem significa uma cozinha caótica em menos de nada. Se fizerem um esforço para guardar de imediato aquele frasco de massa ou de arroz que tiraram da despensa vão notar que a bancada da cozinha fica arrumada mais tempo.
10 – TENHA O LAVA-LOIÇA, ESCORREDOR E MÁQUINA DA LOIÇA VAZIOS
11 – UTILIZE UMA TAÇA PARA O LIXO, EM CIMA DA BANCADA
ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: Como fazer MEAL PREP | Dicas e sugestões [VÍDEO]
OUTRAS DICAS IMPORTANTES:
– tenho sempre batata descascada mergulhada em água (poupa muito tempo e dura imenso no frigorífico)
– faço sempre papa de aveia ou millet para usar nos batidos e como opção de lanche ou pequeno-almoço.
– os pequenos-almoços de fim-de-semana são sempre feitos em dose dupla para sobrar para os da semana ou para os lanches escolares.
– pico alho e guardo num frasco com azeite
– deixo o molho de salada já misturado (sal, azeite e vinagre)
Se gostou do artigo, arquive no Pinterest, clicando na foto seguinte.