Refeições rápidas e fáceis garantem que mantemos uma alimentação equilibrada mesmo naqueles dias mais preenchidos. Por isso ando sempre à procura de dicas e truques para agilizar as refeições. Partilho tudo neste artigo.
Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar.
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. Assim tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos.
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do marido é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.
Artigo que poderá interessar: Ideias de lanches para a escola e uma receita
De seguida deixo-vos uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as preferências de cada um. Tenham em consideração que os alimentos que refiro são os que preferimos cá em casa, sem limitações no que se refere a lactose ou glúten.
Refeições rápidas e saudáveis – preparar previamente
As preparações que vos trago de seguida são muito habituais cá em casa. Ajudam muito a poupar tempo na hora e confeccionar as refeições.
-
Mistura de legumes congelados (normalmente cenouras, ervilhas, milho e feijão verde)
-
Batata já cortada, submersa em água numa caixa ou até congelada
-
Cebola já cortada em cubos e congelada
-
Alho picado e mergulhado em azeite (guardo no frigorífico)
-
Molho de salada já misturado (sal, azeite e vinagre)
-
Legumes e verduras já lavadas e preparadas a usar (alface, agrião, acelgas, espinafres, etc…)
40 Receitas rápidas e saudáveis – Ingredientes a ter em casa
Ovos
No frigorífico tenho sempre ovos, biológicos de preferência. Uso-os em pequenos-almoços, escalfados ou cozidos. Por exemplo, faço pataniscas (com a mistura de legumes), uso numa salada russa ou simplesmente mexidos, para colocar numa sandes (junto cogumelos e acelgas para aumentar o valor nutricional).
RECEITAS RÁPIDAS COM OVOS
Frigideira de legumes, ovos e abacate
Tostas de abacate e ovos escalfados
Ratatouille Especial com Ovos Escalfados
Atum ou Cavala
Tenho tentado comprar menos mas, ainda assim, safa-me tantas vezes. Esparguete ao alhinho com atum é uma refeição rápida de se fazer. A massa coze depressa e se juntarem também brócolos salteados aumentam o valor nutricional (cortem em bocados mais pequenos para acelerar a cozedura). Também serve para wraps ou mini pizzas.
RECEITAS RÁPIDAS COM CAVALA OU ATUM
Molho de tomate
Como sabem, faço o meu próprio molho de tomate (post do tutorial aqui), por isso tenho sempre em casa. Ajuda muito a complementar o sabor de uma refeição ou simplesmente permitir que se faça, em pouco tempo, uma receita que poderia ser demorada.
Por exemplo, esta da foto, faço com alguma regularidade. Alouro alho e cebola num pouco de azeite, junto cogumelos cortados e deixo que percam um pouco da água. Tempero com sal e pimenta.
Depois junto uma mistura de legumes com batata (tudo já congelado, é só tirar da arca). Deixo a mistura ganhar sabor e acrescento a polpa de tomate. Junto água, se necessário. Quando os legumes estiverem cozidos, junto dois ovos, tapo e deixo ficar apenas mais um ou dois minutos (para não cozer a gema). Fica uma delícia.
RECEITAS RÁPIDAS COM POLPA DE TOMATE
Salada fresca de tomate e queijo
Crepe de clara de ovo com tomate
Bruschetta com tomate salteado e burrata
Cogumelos
Uma vez que todos gostamos de cogumelos, uso imenso para inúmeras refeições vegetarianas. Ou coloco numa omelete ou numa pizza, na receita que vos deixei acima, num wrap e por aí fora. É o meu ingrediente de eleição quando não quero usar peixe ou carne. Tento que sejam biológicos.
RECEITAS RÁPIDAS COM COGUMELOS
Tortilhas de milho ou trigo
Costumo fazê-las mas se sei que não tenho muito tempo, gosto de comprar para me ajudar num momento de pressa. Os famosos wraps são o que mais utilizo mas esta versão de pizza rápida também é muito apreciada. Também já fiz quesadillas, em que incorporo vegetais e legumes no recheio.
RECEITAS RÁPIDAS COM TORTILHAS
Burritos de frango com espinafres
Massa
É muito versátil e coze em poucos minutos. E com este truque ainda é mais rápido. Com a mistura de legumes já congelada e a polpa de tomate, podem fazer refeições nutritivas muito rapidamente.
RECEITAS RÁPIDAS COM MASSA
Couscous
Super rápido de fazer (mais ainda do que a massa, se usarem um fervedor elétrico para aquecer a água) e onde podem juntar uma série de ingredientes saudáveis. Aqui podem ver uma sugestão.
RECEITAS RÁPIDAS COM COUSCOUS
Abacate
Adoro abacate. Por vezes o meu almoço é um abacate maduro espalhado numa fatia de pão, temperado com limão, sal e coentros cortados, acompanhado com uma tigela de sopa. Super simples e rápido de fazer, com o bónus de ser bastante saudável.
RECEITAS RÁPIDAS COM ABACATE
Salada de abacate com mozzarella
Wraps de frango com iogurte e abacate
Salada de Batata-doce, Abacate e Frutos Secos
Tosta de Batata Doce com Molho de Abacate e Pimento
Cestos de camarão com guacamole
Queijo
Adoramos queijo cá em casa. Completa muitas das refeições que já falei anteriormente. Não é dos ingredientes mais saudáveis mas ainda assim tem o seu valor nutricional. E não tem de ser apenas do de fatias, pode ser regueijão, quark ou feta. Por aqui há sempre algum tipo de queijo no frigorífico.
RECEITAS RÁPIDAS COM QUEIJO
Tostas de Mozzarella com Tomate
Estes são os ingredientes a que recorro quando tenho pouco tempo para fazer o almoço. Acreditem que ter uma lista de receitas rápidas e fáceis ajuda muito a não comer porcaria e evita gastos desnecessários em refeições prontas.
Artigo que poderá interessar: 8 dicas para fazer render a comida
Se quiserem poupar mais ainda, deixo-vos um vídeo com imensas dicas sobre como consigo poupar bastante no supermercado, sem prejudicar a qualidade da nossa alimentação. Têm ainda na descrição o link de acesso ao Guia de Poupança Gratuito. Visitem, vale muito a pena.
Se tiverem mais truques, partilhem nos comentários. É com essa partilha que aprendemos muito. Eu agradeço.
Saiba mais sobre o meu dia-a-dia
FACEBOOK | PINTEREST | INSTAGRAM
Olá Ana Bela 🙂
Adorei todas as dicas , não tenho batata congelada/cebola ou alho ,mas tenho muita coisa congelada pronta a usar no congelador .
Este post está TOP .
Obrigada
bom fim de semana
Lulu
Olá Lulu.
Mas são estas pequenas coisas que ajudam imenso a poupar tempo no dia-a-dia.
Bjs e obrigada
Cá por casa também tento que esses ingredientes não faltem! 😉
Beijinho,
Cris
lima-limao.pt
E dá um jeitaço, não é? Ovos e abacate são os meus ingredientes de eleição.
Bjs
Olá Anabela,
Uma novidade para mim… «batata já cortada e congelada»????
Em que se pode aproveitar? Só para sopas, não?
Podes esclarecer um pouco melhor sff?
Obg.
Bjs,
Teresa C.
Olá Teresa.
Sopas e um sem número de receitas que levem batata. Jardineira, salada russa e por aí fora…
Bjs
Olá Anabela,
Uma dúvida… Qualquer tipo de batata dá? ou tem que ser algum tipo específico… Em tempos tentei congelar batata e ficou "preta"… nunca mais tentei pois pensei que não dava…
Obrigada.