ORGANIZAR A SEMANA: 6 dicas para dias mais tranquilos

Cada vez que escrevo sobre como faço para organizar a minha semana, há sempre dúvidas e pessoas que me dizem que ainda não conseguiram adquirir este hábito.

Por isso decidi escrever este artigo com algumas dicas para vos inspirar e ajudar a começarem a preparar a semana. Quando perceberem que usarem um pouco do vosso tempo durante o fim–de-semana vai ajudar imenso a ter uma semana mais tranquila, não vão querer outra coisa.

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Organizar a semana: 6 dicas para dias mais tranquilos

Escolham um dia específico para fazerem essa organização

Isto é mesmo importante. Se não escolhem um momento para se sentarem e calmamente olharem para a semana como um todo, dificilmente conseguem tornar a preparação um hábito. Por aqui escolho os domingos de manhã. É nesse dia que o filhote se levanta mais tarde (eu levanto-me cedo todos os dias) e que me dá algum sossego para que eu me possa concentrar no que vou fazer (e também me despacho mais depressa).

Tenham algum meio de organização/planeamento

Seja um caderno, uma agenda, um telemóvel, qualquer coisa que vos permita ver tudo o que poderá acontecer nessa semana. Sejam os menus já escolhidos, os compromissos, as actividades dos miúdos, o inventário da comida, etc.

Por exemplo, se nessa semana sabem que vão chegar mais tarde a casa num dos dias, então organizem e preparem já uma refeição para esse dia, calmamente e sem pressas. Ou deixam no frigorífico (se for logo no início da semana) ou congelam e tiram na véspera. Este é só um exemplo para vos mostrar a importância de ter um local onde organizar a semana. Eu tenho usado o Notion.

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Façam menu de almoços e jantares

Planear refeições é meio caminho andando para pouparem imenso tempo e dinheiro. Aqui podem ver várias sugestões de ementas para poderem planear a vossa rapidamente.

Façam meal prep em tempo reduzido

Não serve de muito estarem uma manhã inteirinha (que não aproveitam para descansar) a preparar a semana. Por isso, sugiro que usem um temporizador e numa hora façam o maior número de coisas possível. Assim começam a sentir que têm uma semana mais organizada, sem grande esforço. A motivação ajuda a que tenham mais vontade de repetir o processo.

Algumas sugestões:

– sopa
– crepes e/ou panquecas  (ajuda nos pequenos-almoços durante a semana e até nos lanches escolares dos miúdos)
couscous para acompanhamento (fica ainda melhor se estiver um ou dois dias no frigorífico)
– Assado de carne no forno (serve para o almoço de domingo e as sobras usam numa refeição da semana)
Fervem leite para fazer iogurtes (enquanto a carne assa no forno, é o tempo de o leite arrefecer para conseguirem colocar o iogurte e depois e usam o calor residual do forno, já depois de desligado, para os deixarem a fazer o resto do dia)
– Lavam legumes e vegetais para saladas e acompanhamentos (alface, couves variadas, brócolos, etc…)

Preparar tudo o que puderem no dia anterior

Tudo o que puderem fazer no dia anterior, com calma e sem horários a pressionar, vai reduzir muito a agitação das manhãs. Por aqui é a roupa preparada, mesa do pequeno-almoço posta e comida adiantada (pão a descongelar, ovos já partidos numa caixa, etc…).

Planear algo interessante e diferente para fazer na semana

Isto, obviamente, serve de motivação para que façam sempre a preparação da semana. Se se sentarem para planear esse mimo, inevitavelmente acabarão por organizar a semana de forma mais eficiente.

Por exemplo, se querem dar um passeio naquele jardim que não conhecem, rever um amigo ou fazer uma caminhada depois do trabalho, talvez seja necessário ter o jantar já preparado no frigorífico. Assim, ficam com esse tempo livre para fazerem algo que vos dá mais prazer que cozinhar.

E são estas as sugestões que tenho para vocês. Desse lado, sugerem algo diferente?

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