REDE MOSQUITEIRA AMOVÍVEL PARA PORTAS E JANELAS

Esta semana mostro-vos como fizemos estas redes mosquiteiras para as portas e janelas cá de casa, a um custo muito reduzido.

Em primeiro lugar fomos ver imensos vídeos de como fazer redes mosquiteiras. Depois de conversarmos sobre qual a melhor solução, decidimo-nos por esta que vos explico hoje.

O bom destas redes é que conseguimos adaptar tanto a janelas pequenas como às grandes, por onde saímos para o jardim.

E como mudámos de janelas de correr para as de abrir, consigo trazer-vos soluções para cada uma delas.</

Numa opção temos as redes sempre postas e noutra a rede só é colocada quando queremos apenas arejar a divisão sem o inconveniente de entrarem insectos para dentro de casa.

Rede mosquiteira amovível para portas e janelas

Material necessário:

– Calhas (usámos estas e estas)
– Cantos para as calhas (usámos estes)

– Tule*

*
– o tule DEVE SER LAVADO ANTES de fazerem o projecto porque encolhe um bocadinho.
– conseguem encontrar tule ao metro em lojas de tecidos. Recomendo um mais forte para não rasgar à mínima ventania.

Como fazer

Primeiro tiram as medidas de cada janela onde queiram colocar uma rede, desde o interior da calha de baixo ao interior da de cima. Também precisam medir na horizontal também, com a janela aberta (espero que percebam pelas fotos).

rede mosquiteira amovível

rede mosquiteira amovível

No caso das redes para janelas grandes, não necessitam da largura toda da janela, apenas a largura suficiente para abrir a janela e arejar a divisão. No nosso caso, apenas quisemos fazer uma rede com cerca de 32 cm mas podem fazer numa largura maior, caso prefiram.

Depois vão somar essas medidas e todas as janelas que querem tapar. Assim, ficam com uma ideia dos metros de calhas que vão precisar.

Consideram também que por cada rede vão precisar de quatro cantos. Multiplicam isso pelo número de janelas que precisam. A colocação de cantos não é obrigatória mas dá mais estabilidade à estrutura.

ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: Ambientador caseiro

Como podem ver pelas fotografias, não temos cantos na rede que fizemos para a sala mas apenas porque as calhas são mais largas e, por isso, mais estáveis.Verifiquem também  quantidade de tule que vão necessitar (vai depender do tamanho da janela). Para isso basta multiplicarem a largura pelo comprimento de cada janela e encontram os metros quadrados necessários.Essa é a quantidade de material que devem comprar.

Com o material na mão, precisam cortar as calhas nas duas medidas que tiraram, duas para a vertical e duas para a horizontal.

Depois, é montar as calhas com os cantos, com o tecido por dentro. A tampa da calha é que irá prender o tule. Cortam depois o excesso de rede. (vejam o vídeo abaixo para perceberem melhor o processo)

Para colocar na janela, basta encaixar em cima e em baixo. Neste vídeo do Instagram mostro como fazer.

Apesar de haver uma pequena folga entre a rede mosquiteira e a janela, nunca tivemos problema algum com moscas, melgas ou mosquitos e podemos arejar a casa facilmente, todos os dias.

Estas foram as redes que fizemos para as janelas antigas, que eram de correr. O marido ainda cortou um restinho das calhas e fez umas pegas, para ser mais fácil colocar e tirar.

Mudámos a maioria das janelas para as de abrir, com excepção da sala, que optámos por manter de correr. No caso destas, não colocámos nem cantos, nem houve necessidade de colocar pegas porque basta abrir a janela e conseguimos colocar e tirar a rede sem problema.

Rede mosquiteira amovível para janelas de abrir

No caso das janelas que não são de correr mas sim de abrir, não terão calha larga da própria janela onde seja possível colocar uma rede mosquiteira que possa ser movimentada

Nesse caso poderão usar sobras da calha mais larga e colar no exterior, na pedra, em cima e em baixo. Isto vai servir de guia onde a rede vai correr (ver foto acima). E nesta situação específica não tiramos a rede.

Apesar dela ser amovível, não vemos necessidade de estar sempre a tirar e pôr e acabamos por deixar sempre na janela.

A rede mosquiteira amovível que temos na sala não tem cantos. Como a calha é mais larga, dá mais estabilidade à rede e, por isso, não se justifica a colocação de cantos.

Neste caso apenas se cortou uma parte da calha de cima para se poder encaixar as calhas das laterais. No vídeo que deixo abaixo dá para perceber melhor o passo a passo.

Não sei se fui bem explícita na forma como devem fazer este projecto mas caso haja alguma dúvida, podem sempre ver o vídeo tutorial e deixar as vossas dúvidas aqui no artigo ou no vídeo. É provável que tenham resposta mais rápida se for no vídeo.

YouTube player
Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *