Manter a casa limpa pode parecer uma tarefa constante e exaustiva, mas incorporar alguns hábitos simples na sua rotina diária pode fazer uma grande diferença. Aqui estão 4 hábitos que reduzem a sujidade em casa e ajudam a mantê-la mais limpa com menos esforço.
4 Hábitos que Reduzem a Sujidade em Casa
1. Tiro os Sapatos ao Entrar em Casa
Um dos maiores contribuidores para a sujidade dentro de casa são os sapatos. Eles trazem para dentro tudo o que acumulam nas solas: terra, pó, bactérias e até produtos químicos das ruas.
Aqui em casa já todos adotámos este hábito e tenho que dizer que a sujidade do chão reduziu significativamente. A par disso, passei a aspirar a casa com mais frequência, para evitar que a sujidade se acumule. Como tenho um aspirador sem fios, esta tarefa passou a ser bem mais fácil e rápida de fazer.
Dicas para implementar esse hábito:
- Coloquei um tapete na entrada para limpar os pés.
- Tenho uma sapateira perto da porta para guardar os sapatos.
- Nessa sapateira tenho os chinelos que uso em casa e troco logo à entrada.
2. Limpeza Rápida Diária
Dedicar alguns minutos por dia para uma limpeza rápida evita acumulação de sujidade e desorganização. Este hábito torna a limpeza semanal ou profunda muito mais fácil e rápida.
Dicas para uma limpeza rápida diária:
- Passo um pano húmido nas superfícies mais utilizadas, como bancadas da cozinha e mesas.
- Aspiro as áreas de maior tráfego, como a entrada, a cozinha e a sala de estar.
- Faço a cama e organizo objetos que estejam espalhados.
ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: LIMPEZA RÁPIDA E EFICIENTE: 10 DICAS FÁCEIS
3. Não ter Dias Certos para Fazer a Limpeza
Por aqui a única tarefa que tem dia certo é fazer as camas de lavado à sexta-feira. De resto faço a limpeza quando é necessária e não por ter um dia determinado. Assim, posso limpar a casa-de-banho a uma segunda como a uma quarta ou 2 vezes na semana como 1.
Aqui o lema é: vejo que está um sujo, então limpo. Não fico uma semana à espera porque só vou fazer a limpeza ao sábado, por exemplo. Isto fazia com que a casa acumulasse muito mais sujidade e tivesse que perder mais tempo a fazer a limpeza. Assim, estou mais atenta ao que precisa de ser limpo e se puder, faço de imediato. Estas tarefas também são facilitadas pela hábito que explico a seguir.
4. Manter uma Rotina de Organização
Manter os itens organizados ajuda a evitar a desordem, que muitas vezes pode ser confundida com sujidade. Quando cada coisa tem o seu lugar, é mais fácil manter a casa arrumada e limpa.
Dicas que utilizo para manter a organização:
- Utilizo caixas e cestos para guardar objetos pequenos.
- Faço um destralhe regular de algumas zonas que estejam mais dezorganizadas e retiro o que não é mais necessário.
- Guardo imediatamente as coisas depois de usá-las, especialmente quando estou a cozinhar.
Adotar esses quatro hábitos simplificou muito a forma como limpo a minha casa. Pequenas mudanças diárias que tiveram um grande impacto no tempo que dedico à manutenção da casa.
Desde que adotei estes 4 hábitos de forma consistente que noto que a minha casa fica limpa durante mais tempo e com menos esforço.
E agora quero saber se desse lado também têm estes hábitos ou se têm outros. Contem-me nos comentários.