REDUZIR A CONTA DA ELETRICIDADE AGORA! – 8 DICAS EFICAZES

Se precisa urgentemente de reduzir a conta da eletricidade, veja estas dicas que ajudam realmente a reduzir o valor da conta ao fim do mês.

REDUZIR A CONTA DA ELETRICIDADE: 4 DICAS EFICAZES

 

1 – LIMPEM O GELO DO CONGELADOR COM REGULARIDADE

O consumo do congelador aumenta cerca de 15% quando existe acumulação de gelo nas paredes. Torna-se imperativo que haja uma limpeza mais frequente, caso o aparelho não seja No Frost.

Por aqui encontrei uma forma simples de incorporar essa tarefa de forma regular. Garantir que só vou às compras depois de gastar os alimentos que tenho em casa.

Esta não é só uma dica de poupança no supermercado. Ter esta rotina ajudou-me a fazer limpezas mais regulares da arca e do frigorífico e garantir que não há consumo excessivo devido a acumulação de gelo.

Outra limpeza que passei a fazer também foi das grelhas traseiras. Embora não faça com muita frequência, pelo menos verifico se não tem pó.

 

2 – POTÊNCIA CONTRATADA ACIMA DO QUE NECESSITAM

O preço do kWh varia consoante a potência que contrataram e por vezes têm mais elevada do que aquilo que necessitam.

Além de estar a pagar um valor mais elevado, poderá também estar a perder a oportunidade de ter tarifa social, uma vez que esta só é aplicada para quem tem, além de outras condições, potência contratada inferior a 6,9 kVA.

 

3 – ENVIEM AS LEITURAS DE CONSUMO

Se ainda não tem contador inteligente, enviar as leituras de consumo torna-se imperativo. Principalmente se está a alterar hábitos para reduzir o consumo de eletricidade.

Quando passámos a enviar, no último dia de cada mês, a leitura do contador notámos uma diferença substancial na conta a pagar.

 

4 – TARIFAS BI E TRI-HORÁRIAS: VALEM A PENA?

Verifique se a tarifa que tem é a mais adequada para as suas rotinas.

Só faz sentido ter tarifa bi-horária se tiver a rotina de maior consumo energético (máquinas de roupa, forno, etc…) num horário de vazio.

No meu caso, por exemplo, não tenho tarifa bi ou tri-horária porque grande parte da rotina de maior gasto energético é feita durante a semana.

Ao fim de semana quanto muito talvez use o forno mais tempo mas não ao ponto de justificar a mudança de tarifa.

 

5 – MANTENHAM A TEMPERATURA ADEQUADA

Muitas vezes temos os aquecedores ou  ar condicionado em temperaturas exageradas, seja para o calor ou frio. Reduzir o termostato alguns graus vai diminuir não só o consumo de energia como também evita mudanças bruscas de temperatura de divisão para divisão.

 

6 – USAR O FORNO PARA MÚLTIPLAS RECEITAS

Sempre que usar o forno, um eletrodoméstico que consome muita energia, recomendo que utilize para várias receitas ao mesmo tempo. E não, os cheiros/sabores não se misturam, garanto-lhe. Podem juntar um assado com um bolo, sem qualquer problema.

A única coisa a que deve ter atenção é juntar receitas com temperaturas semelhantes para cozinhar.

Também pode poupar bastante, desligando o forno um pouco antes da comida estar pronta. O calor residual fará o resto.

 

7 – USAR A MÁQUINA DA ROUPA COM ÁGUA FRIA

Sabia que as máquinas de lavar loiça e roupa são dos eletrodomésticos que mais consomem energia? Cerca
de 90% desse consumo corresponde ao aquecimento da água, por isso, é importante que prefira sempre as
temperaturas mais baixas.

Procure também utilizar as máquinas quando estão totalmente cheias, caso contrário, utilize os programas económicos.

 

8 – PONDERE DEIXAR DE PASSAR A FERRO

O ferro de engomar poderá consumir bastante energia se estiver ligado mais tempo do que o necessário, por isso é importante que faça a tarefa o mais rápido possível, sem distrações.

Também é preferível passar uma quantidade maior de roupa do que ligar o ferro apenas para engomar algumas peças e só o devem ligar no momento em que já estiver tudo preparado para o fazer (o ferro consome a maior parte da energia no aquecimento).

E se quiser poupar ainda mais, pondere não passar a ferro de todo. Eis as dicas que deixei no Instagram para esse efeito.

 

9 – COMPARAR TARIFAS

Comparar preços de energia permite-lhe perceber se está a contratar a tarifa mais baixa. No site da ERSE  poderá usar o simulador para perceber se uma mudança de fornecedor não lhe trará uma grande poupança.

 

Espero que estas dicas sejam úteis para reduzir a conta da eletricidade e fazer grandes poupanças.

 

YouTube player
Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *