FACILITAR A ALIMENTAÇÃO DO DIA A DIA: 6 dicas essenciais

Neste artigo partilho algumas dicas simples para facilitar a alimentação do dia-a-dia e mostro-vos todas as preparações que fiz para este mês.

Com estas preparações consigo ter as refeições bastante adiantadas, tornando mais fácil e rápido na hora que as vou utilizar.

Já sabemos que os dias agitados muitas vezes não permitem que tenhamos muito tempo para cozinhar e acabamos a comer refeições pouco saudáveis. A agravar isso, acabamos também a gastar mais dinheiro do que seria expectável.

Assim, além do planeamento mensal que faço, tento sempre preparar o mais possível a comida que comprei para o mês, para conseguir ter refeições saudáveis e deliciosas, sem estar horas na cozinha.

Para quem tem pouco tempo durante a semana de trabalho, fazer estas preparações sempre que se tem um bocadinho, é um verdadeiro salva-vidas.

Espero que as dicas sejam úteis e vos inspire a fazer mudanças para tornar a vossa vida mais fácil.

 

FACILITAR A ALIMENTAÇÃO DO DIA A DIA: 6 dicas essenciais

 

1. Ter uma ementa para pelo menos dois dias

É sempre a primeira dica que deixo porque realmente ela faz muita diferença no tempo que demoram a preparar a refeição.

Mesmo que não queiram fazer para uma semana, podem sempre pensar com antecedência o que vão fazer para os dois próximos dias. Uma coisa que ajuda muito é olhar para os ingredientes que já se tem em casa.

Saber de antemão o que vai ser o jantar permite evitar o stress diário de decidir o que cozinhar e ajuda a agilizar processos.

Se precisam de ideias para ementas, podem ver aqui as todas as que partilho no site.

2. Cozinhar em lotes ou a dobrar

Por aqui tenho o hábito de preparar várias refeições ou apenas a parte da proteína, para depois não estar muito tempo a cozinhar ao longo da semana.

Geralmente faço estas preparações iniciais ao longo dos primeiros 3 dias do mês. Fazer menu mensal ajuda muito a perceber logo à partida o que posso ir adiantando.

Aqui podem ver um exemplo de preparações que fiz para o mês de Agosto.

 

YouTube player

 

Caso não tenham tempo ou paciência para fazer assim, outro truque que ajuda muito a facilitar a alimentação do dia a dia é cozinharem sempre a dobrar. O que cozinharem a mais poderão congelar ou comer noutro dia da semana.

 

3. Deixar alguma proteína temperada

Aproveito sempre o fim de semana para fazer a famosa meal prep. E como já disse várias vezes, meal prep não significa fazer refeições completas.

O que faço é simplesmente adiantar partes das receitas que vou fazer. Pode ser cortar legumes, cozinhar leguminosas (ou retirar do congelador se já as tiver feito antecipadamente), e deixar temperada alguma proteína. Estas preparações antecipadas podem ser guardadas no frigorífico e ser usadas durante a semana em diversas combinações.

Neste artigo têm 10 receitas de marinadas que podem utilizar. E podem até congelar a carne já temperada, como vos mostrei neste vídeo.

 

 

10 marinadas para carne

 

 

4. Usar Legumes Congelados

Legumes congelados já vêm pré-cortados e, muitas vezes, pré-cozidos, o que poupa muito tempo. Além disso costumam ter até um preço mais baixo do que os frescos. São excelentes para terem uma refeição saudável em pouco tempo.

Tenho sempre algum pacote no congelador ou faço eu em casa, se o meu pai tiver alguma coisa na horta, para ser aproveitada.

 

5. Fazer Pratos de Uma Só Panela

Receitas de “one-pot” (uma panela) poupam não só tempo de preparação, mas também na limpeza. Pratos como risottos, ensopados e massas podem ser feitos num só recipiente.

A frigideira e a panela de pressão são dois aliados que uso bastante. A primeira mais do que a segunda. Não sujar mil e uma panelas numa receita, facilita imenso na hora de limpar e arrumar a cozinha.

A panela de pressão uso mais para fazer meal prep porque reduz o tempo de cozimento e facilita imenso nas receitas mais demoradas. Aqui podem ver 12 receitas específicas para a panela de pressão.

 

6. Optar por receitas simples

Pensem em receitas que exijam poucos ingredientes e pouco tempo de preparação. Salteados de vegetais, wraps com recheios saudáveis e sanduíches integrais são ótimos exemplos de refeições rápidas e nutritivas.

Não precisam de complicar. Se os ingredientes forem de qualidade não precisam de muito para ter uma refeição saborosa.

E estas são as dicas que vos deixo e que aplico frequentemente por aqui. O segredo é aproveitar ao máximo o tempo disponível, planeando e otimizando processos, sem deixar de lado o sabor e a nutrição.

Com o tempo, estas práticas tornam-se hábitos, como aconteceu comigo e perceberão que cozinhar pode ser mais rápido e simples do que parece!

 

Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *