A minha casa está cada vez mais organizada e com isso as rotinas e tarefas ficaram mais simplificadas. Mas tem sido um longo processo, de tentativas/erros. Não vou mentir.
Por isso decidi deixar-vos aqui os 3 piores erros que cometi na organização da minha casa, para evitar que os cometam também.
3 PIORES ERROS NA ORGANIZAÇÃO
❌ COMPRAR ORGANIZADORES ANTES DE DESTRALHAR
Pior erro dos três. Primeiro porque compramos organizadores com tamanhos errados e não adequados aos espaços.
Depois e mais importante, ao comprarmos primeiro os organizadores acabamos por não fazer um destralhe eficaz, porque inevitavelmente queremos encher esses organizadores.
E o que me apercebi é que se fizer um bom destralhe, na maioria das vezes nem preciso de comprar nada.
ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: COMO AUMENTAR A ARRUMAÇÃO EM DIVISÕES PEQUENAS
❌ QUERER TER UMA ORGANIZAÇÃO TIPO PINTEREST
Não tem mal nenhum em querer ter tudo bonitinho. Eu também gosto de me inspirar nessas fotos perfecionistas.
O problema é quando a organização estética se sobrepõe à organização prática e funcional. E isso faz com que, a curto prazo, o espaço fique caótico novamente.
Assim, recomendo sempre que pensem primeiro como são as vossas rotinas e hábitos para que, tendo isso como base, pensem na organização que mais vai facilitar o vosso dia a dia.
Uma regra simples é guardar os objectos próximo do local onde os vamos usar.
❌ QUERER GUARDAR ITENS PARA ALGUMA EVENTUALIDADE
Enquanto não interiorizei que este era o erro que mais me impedia de fazer um destralhe eficaz, não conseguia manter os espaços organizados durante muito tempo.
Por isso, se durante um destralhe pensarem em guardar algo porque podem vir a precisar, esse é um sinal de alerta de que esse artigo deve sair das vossas casas.
E se ainda tiverem dúvidas, basta pensarem quantas vezes precisaram dele nos últimos 6 meses, por exemplo. Se a resposta for zero, então…
E estes foram os 3 piores erros que cometi na organização da minha casa.
E por aí? Também fazem estes erros? Contem-me nos comentários.
