Os dois livros da Marie Kondo [e duas opiniões bem diferentes]

Muito se tem falado sobre esta guru da organização, Marie Kondo.
Tinha muita curiosidade em ler o seu primeiro livro. Levei-o durante as férias de Verão e despachei-o em dois dias. Nele, a autora começa por falar do seu percurso pessoal e de como experimentou muitas técnicas de organização até chegar a esta, que considera a melhor.
Realmente o seu método é bem diferente das técnicas de organização que já ouvimos falar e assenta em 7 pontos fundamentais:

Primeiro

Fazer um único destralhamento radical (difícil para a maioria das pessoas mas ela explica a importância de fazer isto)

Segundo

Destralhar por categoria e não por local (já apliquei e resulta na perfeição)

Terceiro

Organizar segundo uma certa ordem:
  • Roupa;
  • Livros;
  • Papéis;
  • Komono (objectos variados);
  • Objectos com valor sentimental.

Quarto

Manter só o que traz alegria (na minha opinião, a regra mais difícil de aplicar)

Quinto

Sentir gratidão pelos objectos que ficam

Sexto

Destralhar primeiro, organizar depois

Sétimo

Tratar bem os objectos que ficam (excelente para evitar compras desnecessárias e reduzirmos o nosso lixo).
Vale a pena lerem o livro para perceberem as razões da autora para justificar cada um dos pontos. Um livro para ser lido mais do que uma vez e sempre que se justificar.  Saber mais sobre o livro

Quanto ao segundo livro, tenho a dizer que levei um balde de água fria.

Parte do que vem lá escrito poderia ter sido incluído no primeiro livro, para o tornar mais completo. Assim, achei esta leitura muito cansativa e do género “mais do mesmo”.

Fala basicamente (e repetidamente) do que é isto dos objectos nos trazerem alegria e de como devemos dobrá-los e arrumá-los. Ia jurar que até vi passagens repetidas do primeiro livro. As últimas páginas já lia na diagonal.

Uma tentativa clara da editora “fazer render o peixe”. Sinceramente não é um livro que aconselhe, principalmente porque conseguem ver imensa informação procurando um pouco online. Este vídeo, por exemplo, mostra como podem dobrar vários tipos de roupa usando o método KonMari.

No meu canal também podem encontrar um vídeo sobre como organizei de forma bastante simples e eficaz a roupa do meu filho. Deixo de seguida.

YouTube player

Existem muitos outros, é uma questão de pesquisarem.

E aqui fica a minha opinião sincera sobre os dois livros. O primeiro recomendo, o segundo nem por isso.

Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

12 Comments

  1. Bom dia!!
    Eu já li os dois livros, o primeiro no ano passado e o último há relativamente pouco tempo. Tenho que admitir que também achei que tive a sensação que houve repetições de um livro para o outro. E lendo a tua opinião, talvez até concorde que a senhora quis sim fazer render a sua fruta. Mas ainda assim o segundo livro causou efeito sobre mim. Inspirou-me e levou-me mais uma vez a pôr as mãos na massa e isso é positivo.
    Beijinho

  2. Também tenho os dois e concordo absolutamente com tudo! O primeiro, li em dois tempos. O segundo, ainda está por terminar…

  3. Já li muito sobre essa autora e tenho muito interesse nos seus livros.
    Vou ver se compro o "Arrume a sua casa, arrume a sua vida", deve ser prático para qualquer mulher!

  4. Olá Anabela, só comprei o primeiro (ainda bem, pelo que leio!), comecei a ler mas quando me apercebi que estava com a vida tão complicada em termos de tempo e que a leitura iria cair em "saco roto" neste preciso momento, decidi parar e protelar mais uns tempos. Mas estou expetante, gostaria muito de me livrar de muitas coisas. Beijinhos!

  5. Anabela,
    Obrigada por esta review tão sincera! Realmente já ouvi falar tanto da Marie Kwondo que é impossível não ficar com curiosidade em ler um dos seus livros. O primeiro neste caso, visto que o 2º não foi uma "alegria" mas antes uma "decepção", ahah
    Destralhar continua a ser, para mim, um desafio, por isso tudo aquilo que nos puder ajudar é positivo, right?
    Beijinhos!
    Sofia
    maisfeliz.pt

  6. Olá Anabela! Subscrevo na íntegra o que diz… O segundo livro não me convenceu:)
    Bjinho

  7. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Ainda bem que o segundo livro te deu alguma motivação para melhorares algo no teu dia-a-dia. A mim, confesso que não. O que me valeu foi ter conseguido vender e não perder tanto dinheiro.
    Bjs

  8. Anabela (Aproveitar a Vida)

    E quando isso acontece, é porque o 2º livro não tem o mesmo impacto que o 1º.
    Bjs

  9. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Esse aconselho vivamente. E depois complementas com alguma pesquisa online. Depois de tantas pessoas lerem o livro, o que não falta por aí são vídeos práticos sobre as dicas que ela dá.
    Bjs

  10. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Val, eu apesar de ter lido o livro e de já ter aplicado algumas coisas (e verificar que dá muito resultado), ainda continuo a fazer outras à minha maneira. E isso é que é importante. Não é lermos o livro e sairmos a correr para aplicar tudo. Até porque temos vida para além da organização e a grande maioria das pessoas não pode fazer pausa durante uma semana só para organizar tudo de uma vez. É difícil. No entanto, percebo a justificação da autora e faz muito sentido. Tem de ser algo drástico para se sentir a mudança dentro de nós. Na prática e na realidade de muitas pessoas, é difícil implementar. Apesar disso, há muitas dicas que se podem ir fazendo e começa-se logo a notar diferença.
    Bjs

  11. Anabela (Aproveitar a Vida)

    É isso, nem mais. Realmente o segundo livro foi mesmo uma decepção. Tal como disse acima, aproveitei muitas dicas do primeiro livro e vi que resultaram, mesmo sem fazer o tal destralhamento total que a autora tanto fala.
    Bjs

  12. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Pois, e tenho pena que assim tenha sido. Sei que autora está a fazer um terceiro livro mas depois deste segundo, acho que não me atrevo a ir ao terceiro 🙁
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *