Depois de mostrar os meus jardins de suculentas no Instagram, houve quem me perguntasse como é que os fazia. Pois bem, deixo-vos um tutorial com todos os passos que sigo.
Estou cada vez mais apaixonada por estes jardins e a razão é muito simples, além da beleza natural das plantas em si, são de fácil manutenção.
Para quem não tem tempo ou não sabe muito bem cuidar de plantas, esta poderá ser uma boa opção. Sendo que são cactos e suculentas, precisam de pouca rega.
Deixo apenas uma advertência. Quando forem regar, façam-no com uma seringa ou com um borrifador, sendo que esta última opção talvez seja melhor.
Já me aconteceu regar as suculentas e elas acabarem por morrer. Não foi excesso de água, porque a terra estava bem seca. Acho que o problema foi mesmo esse, a terra estava tão seca que a água (mesmo que pouca) acumulou na raíz da planta e esta apodreceu.
Outra opção será renovar a terra e pulverizá-la antes de voltar a colocar as plantas. Tenho feito esta com os cá de casa.
Materiais necessário:
– vaso (não precisa ter furos)
– carvão activado (encontram em lojas de animais)
– cascalho
– terra
– pés de suculentas variadas
– tesoura
– Borrifador com água
Como fazer:
1ª camada – Carvão activado.
Serve para evitar mau cheiro de água que se poderá acumular no fundo do vaso.
2ª camada – Cascalho.
Serve para drenar a água em excesso.
3ª camada – Terra
4ª camada – Suculentas
Podem decorar com musgo ou pedras. É opcional.
Antes de colocar as suculentas, deve-se molhar a terra com água. Utilizei o borrifador para não regar em excesso. De seguida, abrir um pequeno buraco e colocar os pés de suculentas, fazendo um arranjo de acordo com o vosso gosto.
Terminei o meu com algumas pedras mas esta parte é opcional.
E por aí, já alguma vez experimentaram fazer um jardim destes?