Organizar a casa* – 5 questões que me ajudam a destralhar [e uma dica]

Se há coisa que me tem ajudado a ter um dia-a-dia mais pacífico, é sem dúvida, destralhar. Por isso eliminar objectos (e ser muito mais selectiva no que entra cá em casa) ajuda-me não só a libertar espaço mas a libertar tempo, que no fundo é o mais importante. Gosto muito de cuidar da minha casa, mas não ao ponto de ser escrava dela.

Decidir o que fica, o que vai e qual o melhor método para organizar não é um processo rápido nem fácil, mas com o tempo vou ficando cada vez melhor a fazê-lo. O que me tem ajudado imenso a simplificar e acelerar as decisões são estas cinco questões, que faço sempre que estou a livrar-me de tralha. 

5 questões que me ajudam a destralhar [e uma dica]

1 – Uso este artigo com regularidade?

Esta questão ajuda-me não só a decidir o que sai cá de casa mas também o que entra. Foram muitas as vezes em que o número de utilizações de um artigo não justificou a sua compra. 

2 – Poderá outro objecto fazer a mesma função?

Em caso de responderem não à primeira pergunta mas ainda assim ficarem na dúvida se deve ir, façam esta segunda. Imaginem que se livram do artigo que usam poucas vezes mas que entretanto faz falta. Como resolveriam a situação? Haverá outro objecto que poderá fazer a mesma função? A propósito deste ponto, partilharei durante esta semana, no facebook, uma dica que mostra isto na prática. 

3 – Estou a guardar este artigo porque pode fazer falta?

Embora coloque esta questão em terceiro, é das primeiras que faço. Tem sido assim que tenho dado/vendido muita coisa. Se já me fez falta alguma coisa depois de a ter tirado cá de casa? Sim. Morri por causa disso? Felizmente, não. Procuro sempre outras soluções e haverá sempre volta a dar. O saldo tem sido positivo.
Faça o download do ebook gratuito “Como organizar a casa”

4 – Este objecto justifica o espaço que ocupa?

Não é a pergunta que faço com mais frequência porque aplico-a muito a peças de mobiliário, mas digo-vos que a resposta negativa a esta questão já evitou a compra de alguns móveis e ajudou-me a decidir doar outros que tinha e não precisava (uma estante da sala, outra da cozinha, outra do hall e uma sapateira).

5 – Este objecto justifica o tempo que perco a limpá-lo?

Esta questão tem-me ajudado a ser mais minimalista no que toca a objectos decorativos. Se é algo que nem está muito de acordo com o tipo de decoração que gostamos e ainda tenho de perder tempo a limpar, então é para ir. A rotina de limpar o pó é mais rápida e fico livre para fazer actividades que gosto. 
5_questões_que_me_ajudam_a_destralhar

DICA EXTRA PARA AJUDAR A DESTRALHAR

Já há alguns anos que tenho esta cesta na entrada (mais um daqueles tesouros que a minha sogra guardava no sótão), onde vou colocando objectos que são para doar. Sempre que algo deixa de servir ou já não precisamos e que ainda está em boas condições, vai para lá. Quando enche, está na altura de levar a quem precisa. 
E assim tenho conseguido deixar a minha casa mais leve e organizada. Espero que vos ajude também.
YouTube player
Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *