Se quer vender coisas usadas rapidamente, então leia os truques eficazes que partilho neste artigo.
Muitas dicas que deixo aprendi por experiência própria e da pior maneira. Percebi que, numa altura em que tinha muita dificuldade em vender artigos em 2ª mão, era precisamente porque não as aplicava.
Hoje percebo perfeitamente porque é que várias pessoas fazem disto uma fonte de rendimento extra (e nalguns casos, a fonte de rendimento principal).
Este artigo poderá também ser uma óptima uma ajuda se estiver a destralhar a casa e ficar com muitos artigos para vender.
E se precisar de ajuda ou orientação para fazer esse destralhe, acompanhe a nova série que comecei a partilhar no meu canal, chamada “Organizar a casa e uma vez por todas”.
Como vender coisas usadas rapidamente – 10 truques que resultam
1. PREPARAR O ARTIGO PARA A VENDA
Aqui gosto de seguir a máxima de “entrega o artigo como gostavas de o receber”. É das poucas dicas que sempre fiz desde que comecei a vender artigos usados online.
Parece básico mas perco a conta aos anúncios que vejo de artigos cujos vendedores nem se deram ao trabalho de fazer uma limpeza simples. Mostra não só que a pessoa não cuidou bem do artigo como assusta potenciais compradores. Não esquecer que a foto do artigo poderá estar ao lado de outro igual mas com melhor aspecto. Se o preço for o mesmo, em qual acham que o comprador vai clicar?
Hoje em dia tenho ainda mais cuidado com os artigos e sou ainda mais exímia na limpeza.
2. TIRAR BOAS FOTOS
Antes de mais nada, colocar um artigo à venda sem foto é quase a mesma coisa que não o ter feito. Idealmente os artigos devem ser fotografados num local bem iluminado, com um fundo branco, de várias perspectivas por forma a mostrar as características e o estado real do artigo.
3. ESTABELECER UM PREÇO JUSTO
Em primeiro lugar, faça uma prospeção de mercado. Pesquise se há artigos iguais ou parecidos ao seu e veja o preço que estão a pedir por eles. Depois, em relação ao seu artigo, tenha em conta o valor de custo, o uso que o teve e o estado em que se encontra. É preciso chegar a um equilíbrio. Nem pedir um valor muito alto, que afugenta possíveis interessados, nem um valor muito baixo, que leva as pessoas a desconfiarem.
4. ESCOLHER O TÍTULO CERTO
O título a par da descrição são, obviamente, as partes mais importantes do anúncio. Deve escolher um título que permita identificar o produto o melhor possível, de forma a ser facilmente encontrado pelos potenciais compradores numa pesquisa.
Deve ter as características específicas do produto porque isso faz com que o anúncio apareça em mais pesquisas e consequentemente possa ser visto por mais pessoas.
POR EXEMPLO
Título curto: camisa branca
Aparece em pesquisas de:
- camisa
- camisa branca
Título longo: camisa manga curta, branca de algodão – Portes grátis
Aparece em pesquisas de:
- camisa
- camisa branca
- camisa de algodão
- camisa manga curta
- camisa branca de algodão
- camisa manga curta branca
- camisa portes grátis
- etc…
E neste segundo caso, por ser uma pesquisa mais específica, não fica perdido entre milhares de anúncios.
É também importante colocar o anúncio na categoria de produtos mais adequada. Mas não se preocupe muito com esta última questão porque o artigo é encontrado através da palavra de pesquisa e não pela categoria.
5. FAZER UMA BOA DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Na descrição deve fazer referência às características mais importantes do artigo em causa.
Costumo colocar:
- qual o artigo
- tamanho
- material de que é feito (ex.: em móveis dizer se é madeira maciça ou em roupa se é algodão)
- marca
- estado de conservação
- motivo para a venda
- se ofereço os portes ou se terá de ser o comprador a suportá-los
- se faço entrega em mãos
- métodos de pagamento aceites
A descrição não deve conter um texto enorme mas sim frases curtas, com espaçamento, para ser de fácil leitura.
6. RESPOSTA RÁPIDA
Posso-vos dizer que esta dica aprendi da pior forma. Perdi alguns negócios porque demorei imenso a responder à mensagem. Seja o mais rápidos possível a responder. Mesmo que não consiga logo dar uma resposta imediata sobre alguma questão, diga isso mesmo.
Por exemplo, se a pessoa pede mais fotos e não o consegue fazer no imediato, diga que envia o mais brevemente possível. Aproveito para dizer que este tipo de mensagens pode ser evitado se colocarem várias fotos do artigo.
7. SEGURANÇA NAS VENDAS
Deixo algumas questões de segurança que costumo seguir por precaução. Já tive uma situação um tanto ou quanto desagradável e tive que bloquear o utilizador.
- Apenas forneço o meu contacto quando é necessário fazer uma entrega pessoalmente e só dou o contacto um pouco antes de ir ter com a pessoa
- Nunca vou sozinha fazer a entrega
- Marco num local com bastante visibilidade, de preferência com pessoas em redor.
- Não envio artigos à cobrança
- Se desconfio do comprovativo de pagamento apresentado, espero até confirmar o valor na conta.
8. DESTACAR QUANDO VALE A PENA
As várias plataformas de venda online em 2ª mão têm vários serviços de destaque dos anúncios. Isto faz com que o anúncio tenha mais visibilidade, levando a que tenha mais contactos do que as publicações normais. É possível destacar os anúncios em vários locais do site.
Estes são os 2 casos em que aconselho comprar o destaque:
- se tem urgência na venda
- se há muita concorrência mas o seu artigo é melhor em algum aspecto (mas certifique-se que aplica todas as dicas que falei acima)
9. ALTERAR TÍTULO E/OU DESCRIÇÃO DO ARTIGO
Se tem algum artigo que está há muito tempo à venda, poderá tentar fazer uma alteração do título, descrição ou até mesmo melhorar as fotos.
Nestas situações aconselho a remover o anúncio em vez de o editar. A razão é muito simples, se o editar, ele vai continuar na posição em que estava.
Pelo contrário, se o remover e voltar a anunciar com título diferente e fotos melhoradas, ele volta ao topo das pesquisas porque é como se fosse um anúncio novo (que no fundo é).
10. SEJA ATIVO
Poderá não fazer muita diferença mas a verdade é que eu notei que recebi mais mensagens numa fase em que fiz um anúncio novo durante vários dias seguidos. Ou seja, apesar de ter vários artigos usados para venda, não fiz os anúncios todos de uma vez, num só dia.
E atenção que as mensagens que recebi foram de outros artigos que já tinha à venda. Por isso é que me apercebi disto.
Talvez provavelmente seja o facto de termos mais artigos na primeira página e as pessoas que clicam naquele anúncio que acabámos de colocar, visitem o nosso perfil e vejam outros artigos que temos à venda.
Embora não tenha a certeza disto, aconselho a experimentar. Em vez de publicar tudo de uma só vez, faça-o distribuído por vários dias.
E são estas as dicas que vos deixo para que consigam vender coisas usadas rapidamente. Espero que sejam úteis e que consiga aumentar os seus rendimentos e ganhar um dinheiro extra.
Deixo o primeiro episódio da série que estou a partilhar no meu canal , “Organizar a casa de uma vez por todas”. Espero que goste e que me acompanhe nos restantes episódios.
Subscreva o canal para não perderem pitada.
[…] COMO VENDER MAIS NO OLX […]