POUPAR TEMPO NA COZINHA: 18 TRUQUES INFALÍVEIS

Poupar tempo na cozinha é importante não só quando estamos muito ocupados mas também para podermos ter momentos de descanso e não sentirmos que passamos o tempo todo na cozinha.

Este post poderá ser um pouco repetitivo mas nos dias que correm nunca é demais aprender ou relembrar algumas dicas, que embora possam parecer insignificantes, todas juntas fazem uma grande diferença no tempo que poupamos a cozinhar.

 

Poupar tempo na cozinha: 17 truques infalíveis

Poupar tempo na cozinha: 18 truques infalíveis

1 – Planear com antecedência

Ter um menu, seja semanal ou mensal ajuda imenso. Fazer este planeamento ajuda não só a perceber o que se pode preparar a cada semana, como garantir que, por exemplo, descongelamos atempadamente algum alimento que vamos necessitar.

2 – Corte os alimentos em porções mais pequenas

Quando comecei a aplicar esta dica, notei muita diferença. Quando faço jardineira, por exemplo, passei a cortar a carne ainda mais pequena.

3 – Utilize mais a panela de pressão (para quem não tem Bimby ou semelhante)

Passei a escolher mais refeições para fazer na panela. Deixa-me mais tempo para fazer outras coisas enquanto a comida está ao lume. Além disso, aproveito sempre e faço a mais para congelar uma porção.

4 – Use apenas a quantidade de água suficiente para cozer os alimentos

Não fazia isto  e depois era estar ali à espera que a imensa água aquecesse. Passei a usar o jarro eléctrico que ajudou imenso mas se evitar ter água excessiva poupo não só o ambiente como também a minha carteira.

5 – Escolha refeições de uma panela só

As refeições feitas totalmente numa única panela são uma ótima maneira não só de poupar tempo na confeção dos alimentos como também na loiça para lavar. Guisados, ensopados ou massas são óptimas opções para considerar.

6 – Leia a receita toda antes de começar a cozinhar

Importante para percebermos qual a ordem que devemos seguir porque há determinadas instruções que podem ser feitas enquanto esperamos por outras que já iniciámos e que levam mais tempo a cozinhar. Além disso, convém saber bem determinados passos para que a receita resulte bem.

7 –  Use utensílios em condições

Por exemplo, usar facas bem afiadas acelera e muito o processo de corte dos alimentos. Além disso ter a faca certa para o tipo de corte que se quer fazer também é importante. Ex.: em pão ou bolos usar faca de serrilha.

8 –  Use apenas produtos da estação

Além de pouparmos dinheiro porque estes produtos são mais baratos também não precisamos de fazer muito mais para termos uma receita deliciosa.

9 –  Não é preciso descascar tudo

Há muitos vegetais que podem ser assados com casca, desde que esta seja bem lavada. Batata doce, cenouras, beterrabas, courgettes e beringelas são bons exemplos disso.

10 – Prepare os ingredientes antes de começar a cozinhar

Depois de queimar alho na frigideira tantas vezes, percebi que esta dica é da máxima importância. Preparar tudo antes de começar poupa muito tempo, acreditem. Por exemplo, quando faço pizza e enquanto a massa descansa antes de a esticar, corto e coloco os ingredientes que vou usar, todos juntos numa taça. Assim, depois de esticar é só colocar tudo em cima. A pizza fica pronta num ápice.

11 – Prepare as panelas, tachos e frigideiras

Com isto o que pretendo dizer é que devem ter os utensílios que vão usar pré-aquecidos, ou seja, comecem por aquecê-los vazios e só quando estiverem quentes é que devem colocar os ingredientes lá dentro. Eu não fazia isto e quando passei a fazê-lo apercebi-me de duas coisas. Os alimentos ficavam muito mais saborosos (porque não amoleciam até a frigideira aquecer) e cozinhavam muito mais depressa. Um hábito a manter, sem dúvida.

 12. Guarde pequenos restos de refeições ou temperos

Um resto de molho do frango ou o tempero de filetes de peixe provavelmente vai para o lixo, não? Pois por aqui aproveito tudo. Já usei o resto do tempero de filetes de pescada num prato de esparguete e devo dizer que fez toda a diferença no sabor. Por isso, toca a guardar todos os bocadinhos para posterior utilização. Podem inclusivé congelar.

13. Limpe à medida que cozinham

Penso que esta dica nem precisa de grandes apresentações. É a grande diferença entre as pessoas organizadas na cozinha e as que deixam tudo um caos depois de cozinharem. Não admira que depois não tenham vontade de o fazer. Um exemplo prático: quando faço um bolo, vou guardando os ingredientes à medida que os uso. Já observei uma pessoa a fazer um e que não tem este hábito. Quando damos por isso, já não há espaço para pousar o que quer que seja em cima da bancada e a pilha de loiça para lavar até assusta.

14. Aumente a temperatura do forno

Isto aplica-se a peixe e vegetais, que cozinham melhor a altas temperaturas. Por exemplo, se o receita pede temperatura do forno a 180ºC, podem colocar a 200ºC, podem poupar cerca de 15 a 20 minutos do tempo total de confeção.

15. Cozinhe feijões em água mineral

Não sabia, mas ao que parece cozinhar feijões em água mineral é mais rápido. Os elementos adicionados na água ajudem a reduzir o tempo de cozedura.

16 – Não cozinhe os alimentos por tempo excessivo

Passei a tomar mais atenção a este ponto, coisa que não fazia. Permite que a comida esteja na mesa mais rapidamente e com melhor aspecto.

17 – Tenha uma lista de receitas simples, rápidas e saudáveis

Por aqui recorro muito a estas receitas e garanto que tenho em casa certos ingredientes para que, em poucos minutos, consiga uma refeição saudável e equilibrada.

18 – Cozinhe sempre a dobrar

Isto permite que, sem usar o dobro do tempo, consiga ter logo outra refeição pronta. Poderá guardar no frigorífico e comer uns dias depois ou congelar. Aqui poderá ver uma lista de receitas óptimas para congelar.
E estes são os truques que uso para poupar tempo na cozinha.
E por aí, utilizam outras formas para poupar tempo?

YouTube player

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia

FACEBOOK | PINTEREST | INSTAGRAM

Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

5 Comments

  1. Entre Tralhas e Panelas

    Belas dicas 🙂

  2. Olá.

    Boas dicas mesmo!

    Relativamente a esta dica:

    "Não cozinhe os alimentos por tempo excessivo;
    Passei a tomar mais atenção a este ponto, coisa que não fazia. Permite que a comida esteja na mesa mais rapidamente e com melhor aspecto."

    Além de melhor aspecto, quando os legumes estão 'al dente' (re)têm mais nutrientes e por isso também é melhor para a nossa saúde.

    Grata pela partilha,

    AS

  3. Olá!
    Eu passei a usar um temporizador. Não imagina a diferença que faz, até porque não damos pelo tempo passar quando temos uma panela ao lume e nos pomos a fazer outra coisa.
    Fique bem.

  4. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Tem muita razão AS. Essa é até a melhor razão para dar mais atenção a este ponto.

    Bjs

  5. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Olá Paulina.

    Também uso um porque perdi a conta das vezes que deixava queimar a comida.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *