IOGURTES CASEIROS: COMO FAZER SEM IOGURTEIRA

Fazer iogurtes caseiros pode parecer uma tarefa complicada, mas garantimos que com este método simples, qualquer um de vocês conseguirá preparar iogurtes deliciosos e saudáveis sem precisar de uma iogurteira. Este processo é rápido, prático e utiliza utensílios que todos têm em casa. Além disso, permite personalizar os iogurtes ao vosso gosto, sem conservantes nem aditivos artificiais.

 

iogurtes caseiros

IOGURTES CASEIROS SEM IOGURTEIRA

Ingredientes Necessários:

  • 2 litros de leite gordo ou meio gordo (de preferência do dia mas não é essencial para um bom resultado)
  • 2 iogurtes naturais (sem açúcar)

 

Como fazer iogurtes sem iogurteira

 

Modo de Preparação:

  1. Aquecer o leite: Comecem por ferver os dois litros de leite numa panela de inox. Este tipo de panela conserva muito bem o calor, o que é essencial para o sucesso do iogurte.
  2. Arrefecer o leite: Depois de fervido, deixem o leite arrefecer até ficar morno. Para testar, coloquem um dedo no leite. Se conseguirem deixar lá o dedo sem queimar, o leite estará numa boa temperatura.  Deve estar quente, mas sem queimar. Se usarem termómetro, a temperatura ideal é de 45ºC (nunca ultrapassar este valor)
  3. Adicionar os iogurtes: Assim que o leite estiver na temperatura certa, adicionem os dois iogurtes naturais e mexam bem para garantir que se misturam completamente.
  4. Preparar o forno: Liguem o forno no máximo durante cerca de 10 minutos para aquecê-lo ou aproveitem o calor residual depois de o utilizarem. É o que geralmente faço para poupar energia.
  5. Iniciar a fermentação: Coloquem a panela tapada dentro do forno, desliguem-no e deixem o preparado descansar durante toda a noite (ou se for durante o dia, deixam 6 a 12 horas). O calor residual do forno vai permitir que as bactérias do iogurte fermentem a lactose e produzam ácido lático, que é o que transforma o preparado de leite em iogurte.
  6. Guardar os iogurtes: No dia seguinte, dividam o iogurte em frascos e coloquem-nos no frigorífico. Após algumas horas de refrigeração, os iogurtes estarão prontos a consumir!

 

Iogurte_caseiro_grego

 

Notas importantes:

  • Se no dia seguinte ainda não tiverem iogurte, não desistam. Liguem o forno mais uns minutos, desliguem e deixam ficar mais umas horas. No inverno é normal isto acontecer porque a temperatura não se mantém estável tanto tempo. E as bactérias do leite precisam de uma temperatura ideal de 30 a 45ºC para fermentarem a lactose e produzir ácido lático, que é o que transforma o preparado de leite em iogurte.
  • Podem aromatizar os vossos iogurtes adicionando mel, canela, frutas ou frutos secos.
  • Se quiserem adicionar compota no fundo, aconselho a fazerem-no já depois dos iogurtes prontos.
  • Podem colocar o preparado de leite já dentro de frasquinhos tapados, se assim o desejarem
  • É normal o iogurte estar mais líquido assim que o tiram do forno mas depois vi engrossar quando estiver algum tempo no frigorífico.
  • Guardem sempre um pouco do vosso iogurte caseiro para usarem como fermento na próxima vez. Assim não precisam de comprar iogurtes para fazerem a próxima “fornada”.

 

ARTIGO QUE PODERÁ INTERESSAR: 25 ARTIGOS QUE NÃO COMPRO NO SUPERMERCADO

 

Como Fazer Iogurte Grego

Se preferirem um iogurte mais espesso, estilo grego, basta deixá-lo a escorrer dentro do frigorífico durante cerca de uma hora. Para isso, utilizem um pano de algodão fino ou um coador de malha fina. Depois, basta transferir o iogurte filtrado para frascos e está pronto a ser saboreado.

Experimentem e partilhem a vossa experiência! Se tiverem dúvidas, deixem um comentário que ajudarei no que precisarem.

 

Abaixo deixo-vos um vídeo onde explico como fazer IOGURTES LÍQUIDOS CASEIROS. Espero que gostem.

 

YouTube player

 

 

Partilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

7 Comments

  1. Está em fila de espera na minha lista de to-dos 🙂
    É bom ouvir a experiência, pois com tantos métodos por ai descrito estava baralhada!
    Obrigado pela dica

  2. olá anabela, eu também faço os iogurtes no forno mas em vez de os pôr na panela ponho-os diretamente nos frascos fechados.
    Alice.

  3. Boa noite, sou nova nestas andanças. gostaria de saber que tipo de frascos utiliza e como faz para dar sabor aos iogurtes e quantos dias duram? muito obrigada

  4. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Olá.

    Os frascos que uso são de vidro. Normalmente faço-os sem nada, ficam simples. Depois é que posso adicionar um pouco de mel ou compota para adoçar. Gosto de os ter simples porque às vezes utilizo-os em molhos como substituto de natas. Espero ter ajudado. Cumprimentos

  5. e quantos dias duram?

  6. Anabela (Aproveitar a Vida)

    Uma semana garantidamente.

  7. Olá Anabela, e é possivel misturar frutas batidas ao iogurte? ou prejudica a fermentação e/ou textura? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *